São Paulo, sábado, 02 de abril de 2005

Texto Anterior | Índice

CARROS

Redução será na divisão Smart

Daimler corta vagas e não produzirá em MG

DA FOLHA ONLINE
DA BLOOMBERG

A DaimlerChrysler (dona da marca Mercedes-Benz) desistiu de produzir o Smart -minicarro com apenas dois assentos- na planta industrial de Juiz de Fora (MG). O veículo deveria começar a ser produzido em 2006.
Segundo a montadora, a decisão foi tomada pela direção mundial do grupo DaimlerChrysler, que optou pela "descontinuidade do projeto" de produção do Smart no Brasil.
Sem o projeto de produção do Smart, a planta -que recebeu US$ 820 milhões em investimentos e mais uma série de incentivos fiscais do Estado de Minas Gerais- pode ficar ociosa.
A DaimlerChrysler mundial, cujos lucros caíram nos últimos sete anos puxados pela marca Smart, pretende fechar 700 postos de trabalho, ou cerca de um terço do quadro de funcionários da divisão Smart, além de eliminar modelos para conter os prejuízos.
A reformulação, que custará 1,2 bilhão e gerará um declínio dos lucros da quinta maior montadora mundial neste ano, ajudará a marca Smart a reduzir seus custos operacionais em 30% em dois anos, disse a DaimlerChrysler em documentos apresentados à Bolsa de valores.
É provável que a divisão Smart tenha gerado prejuízos totais de 2,5 bilhões desde que o primeiro modelo da marca começou a ser comercializado, em 1998, segundo estimativas de analistas como Jürgen Pieper, da Bankhaus Metzler. Os lucros da divisão Mercedes, que inclui a marca Smart, despencaram no quarto trimestre de 2004.


Texto Anterior: Varejo: Após "leilão", Magazine Luiza adquire 2 redes
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.