São Paulo, quarta-feira, 02 de abril de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Crise preocupa "pessoas que têm juízo", diz Lula

LETÍCIA SANDER
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reconheceu ontem em discurso no Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social que a crise americana preocupa "todas as pessoas que têm juízo" e disse que, se os EUA passarem por uma recessão profunda e prolongada, "o Brasil não estará imune". Foi a primeira vez que Lula usou tom menos otimista ao se referir a eventuais reflexos no país das turbulências americanas.
"Vocês sabem que a crise americana preocupa todas as pessoas de bom senso, eu diria, todas as pessoas que têm juízo, porque nós sabemos a importância dos EUA no comércio mundial, tanto a sua capacidade de venda quanto a sua capacidade de compra. E nós sabemos que, se uma recessão prolongada acontecer nos EUA, pode ter reflexos na economia mundial e, certamente, o Brasil não estará imune a uma crise profunda nos Estados Unidos."
Lula comparou a instabilidade na economia americana a uma CPI, em que "a gente vai tomando pílulas todo santo dia, porque ela não aparece em sua totalidade". "Todo dia aparece uma notícia, todo dia aparece uma denúncia, todo dia aparece uma coisa, e nós ainda não temos o quadro montado da crise americana."
Para o presidente, a crise é grave e uma prova disso foi a injeção de recursos dos bancos centrais europeus na economia para criar "alguns Proer".


Texto Anterior: Bolsa sobe 3% com otimismo nos EUA
Próximo Texto: Bancos anunciam novas perdas no 1º tri
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.