São Paulo, terça-feira, 02 de maio de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pataxó da BA vai a ato da CUT no Rio

PEDRO DANTAS
da Sucursal do Rio

O contraste político entre os atos da SDS (Social-Democracia Sindical) e da CUT (Central Única dos Trabalhadores) marcou a comemoração do 1º de Maio no Rio.
No ato da CUT, nos Arcos da Lapa (centro do Rio), a principal personalidade presente foi o índio Jerry Adriani de Jesus, ou Matalauê, que discursou contra a exploração das nações indígenas na missa dos 500 anos em Porto Seguro, semana passada.
Matalauê chegou às 18h10 acompanhado por uma comitiva de três pataxós. Em seu discurso para cerca de 300 pessoas, defendeu a demarcação das terras indígenas e a punição para os responsáveis pelos atos de violência em Porto Seguro no dia 22 de abril.O presidente da CUT-RJ, Alcebíades Teixeira, esperava reunir mais de mil pessoas no auge do ato, que teve shows. "Não temos interesse em concorrer com os sorteios de carros e a parceria deslavada entre a SDS e o Ministério do Trabalho" afirmou Teixeira.
O "mutirão da cidadania" promovido pela SDS na Quinta da Boa Vista, em São Cristóvão (zona norte do Rio), teve a presença do ministro Francisco Dornelles, shows e serviços de saúde grátis.



Texto Anterior: CUT faz ato e promete mudanças
Próximo Texto: Evento Folha: Greve de 80 será o tema palestra hoje
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.