São Paulo, sexta-feira, 02 de maio de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Tesouro pode pagar menos ao leiloar títulos

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O ingresso de novos investidores estrangeiros no país, após a obtenção do grau de investimento, deverá ajudar a reduzir os juros cobrados do Tesouro nos leilões de títulos com prazo de vencimento superior a três anos.
Segundo a Folha apurou, a equipe econômica avalia que o custo dessas transações está mais pressionado por causa da incerteza em relação ao tamanho e à duração do ciclo de alta dos juros por parte do Banco Central.
O normal, avaliam, seria que esses títulos estivessem com taxas menores, já que o aumento dos juros sinaliza que o ambiente de estabilidade econômica estará garantido nos próximos anos.
No entanto as dúvidas sobre os próximos reajustes, reforçadas com o discurso pouco claro do BC na ata da última reunião do Comitê de Política Monetária, puxaram as taxas futuras para cima.
O anúncio de que o Brasil atingiu o grau de investimento deverá elevar o fluxo de capital de longo prazo no país, ajudando a derrubar as taxas e a alongar o vencimento da dívida pública.
Na avaliação da Fazenda, porém, não haverá uma enxurrada de recursos estrangeiros no país, mas um fluxo contínuo. Já o dinheiro especulativo, que vem aqui se beneficiar das altas taxas de juros e sai poucos meses depois, poderá até cair.


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Papéis brasileiros têm alta de até 8% na Bolsa de NY
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.