São Paulo, sábado, 02 de junho de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Tarifa sobe 0,22% para cada 10% de alta do dólar

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A cada 10% de alta na cotação do dólar em período de um ano, o consumidor pagará 0,22% a mais na tarifa de energia quando estiverem em funcionamento as usinas termelétricas previstas pelo governo.
Essa foi a estimativa apresentada pelos ministérios da Fazenda e de Minas e Energia ao anunciar a política de preços do gás para as usinas.
Se as regras já estivessem valendo, e considerando a variação da moeda norte-americana nos últimos 12 meses, o impacto nas tarifas seria de 0,64% -sem levar em conta outros fatores.
"A energia produzida pelas termelétricas é entre 20% e 30% mais cara que a gerada pelas hidrelétricas", disse o ministro de Minas e Energia, José Jorge. Ele destacou, no entanto, que só 7% do total da energia gerada no país virá das térmicas ao final do PPT (Programa Prioritário de Termelétricas).
A variação do dólar no preço dessa energia, porém, não surpreenderá os consumidores a qualquer momento. O efeito do câmbio será sentido no reajuste anual das tarifas. (JS)



Texto Anterior: Petrobras fica com o risco cambial do gás
Próximo Texto: Empresa menor terá bônus se economizar
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.