São Paulo, quarta-feira, 02 de junho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Política de Bush é comparada a bolha financeira

DE NOVA YORK

Em seu novo livro, "A Bolha da Supremacia Americana", George Soros compara as decisões de política internacional do governo de George W. Bush com uma bolha especulativa no mercado financeiro.
A tal "bolha" se baseia numa interpretação falsa da realidade pós-11 de Setembro, ele diz, ao relacionar o Iraque aos ataques terroristas. Interpretação proposital, segundo Soros, pois os principais assessores de Bush teriam se utilizado do ataque para levar a cabo uma invasão -a do Iraque- que já tinham abertamente sugerido desde pelo menos 1998.
"A defasagem entre a realidade e sua falsa interpretação torna-se insustentável, e a bolha explode", escreve o investidor no livro que será lançado depois de amanhã no Brasil.
A bolha já estourou, disse ontem Soros, com o fracasso da ocupação no Iraque e após a divulgação das fotos de tortura cometida por soldados americanos na prisão de Abu Ghraib, com a subseqüente queda dos índices de popularidade do presidente Bush.


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Vôo da águia: Empregos nas indústrias dos EUA crescem
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.