São Paulo, Sexta-feira, 02 de Julho de 1999
Texto Anterior | Índice

TJLP sobe e é fixada em 14,05% ao ano

da Sucursal de Brasília

O Banco Central comunicou ontem o aumento da TJLP (Taxa de Juros de Longo Prazo) de 13,48% para 14,05% anuais, que entra em vigor a partir de hoje.
A TJLP é usada em empréstimos do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) e em crédito agrícola.
Historicamente, a TJLP é mais baixa que os juros básicos da economia, definidos pelo Banco Central, que hoje estão em 21% anuais. Ela foi criada para beneficiar parte dos investimentos produtivos.
No final do ano passado, a TJLP chegou a subir para 18,06% anuais, provocando protestos de empresários. O governo cedeu e criou uma nova metodologia de cálculo da TJLP, reduzindo-a.
No cálculo da TJLP são considerados os juros das dívidas interna e externa do governo. A nova taxa terá vigência de três meses.
A elevação da taxa pode ser explicada pelo período em que é medida, ou seja, os meses anteriores. Os juros caíram, mas estiveram bem mais altos em abril e maio.
A taxa de longo prazo é divulgada como anual, mas muda a cada trimestre. Os 14,05% correspondem a 0,052% ao dia útil, ou 1,10% em mês de 21 dias úteis. É pouco mais que a poupança.


Texto Anterior: Restituições do IR terão mais 4,69%
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.