São Paulo, quinta-feira, 02 de agosto de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

REESTRUTURAÇÃO

Desaquecimento leva grandes empresas a anunciar 11,5 mil demissões
Sempre culpando o desaquecimento da economia mundial, grandes empresas internacionais disseram ontem que irão dispensar pelo menos 11,5 mil funcionários nos próximos anos. Desde o começo do ano, grandes corporações de todos os setores da economia já anunciaram o corte de mais de 200 mil trabalhadores.
A Air Canada informou que demitirá outros 4.000 funcionários, aproximadamente 10% de sua força de trabalho. Segundo a empresa, houve uma acentuada queda nas viagens de negócios.
A Air Canada, maior companhia aérea do país e décima do mundo, já anunciara 3.500 cortes. Até o final do próximo ano, terá cortado 7.500 dos 46,2 mil funcionários que possuía no começo do ano passado.
Sob forte pressão para ampliar sua margem de lucro, o banco Daiwa, do Japão, divulgou que cortará um quarto de sua folha de pagamento nos próximos quatro anos. Cerca de 3.000 pessoas perderão o emprego.
A norte-americana ADC Telecommunications afirmou que fechará algumas unidades e dispensará 2.500. A empresa diz que deverá ter prejuízo neste trimestre. Outra empresa norte-americana do setor de tecnologia, a SPX, divulgou que cortará 2.500 funcionários. O total equivale a 7% dos empregados.
(DA REDAÇÃO)

Com agências internacionais


Texto Anterior: Panorâmica - Europa: Lucro do Deutsche, maior banco da Alemanha, cai pela metade no trimestre
Próximo Texto: Farmacêuticos: Versões genéricas do Prozac chegam hoje às farmácias dos EUA
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.