São Paulo, sábado, 02 de agosto de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Rússia quer controle para exportar grãos

JAVIER BLAS
DO "FINANCIAL TIMES"

A Rússia planeja criar uma companhia estatal de grãos para controlar até a metade das exportações de cereais do país. Isso aumenta os temores, no resto do mundo, de que Moscou queira usar as exportações de alimentos como arma diplomática, da mesma forma que a Gazprom tem manipulado as vendas de gás natural.
A iniciativa da Rússia, país que é o quinto maior exportador de cereais do mundo, tem sido agudamente criticada por diplomatas americanos como um "retrocesso gigante" para a "era soviética".
A decisão de controlar as exportações de alimentos é o último sinal de como os preços de alimentos estão reestruturando a indústria agrícola. A recriação do "estilo soviético" de comércio vai agravar as ansiedades de países importadores de alimentos em relação a sua dependência do mercado internacional, que vem sendo severamente chacoalhado neste ano depois que exportadores, incluindo a Rússia, impuseram proibição de exportação ou taxas impeditivas às vendas para fora do país.
A nova companhia estatal englobaria 28 importantes depósitos para estoque e terminais de exportação, incluindo o porto de Novorossiysk -maior do país no Mar Negro. O plano, pendente de aprovação governamental, pode ser implementado antes do final do ano, disseram diplomatas. O valor das exportações russas de grãos na última safra bateu os US$ 3,5 bilhões, e a previsão é que vá dobrar nos próximos cinco anos, já que Moscou pretende aumentar as vendas de grãos de 13 milhões de toneladas para 25 milhões de toneladas.


Texto Anterior: Frigoríficos brasileiros suspendem venda de carne industrializada para os EUA
Próximo Texto: Cesta básica sobe até 7,3% em julho, afirma Dieese
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.