UOL


São Paulo, domingo, 02 de novembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Falta clareza, afirma especialista

DA REPORTAGEM LOCAL

O governo Lula deve ser mais transparente em relação à política industrial que pretende seguir e articular medidas para agregar valor à pauta de exportação.
A opinião é da coordenadora de projetos da Fundação Getúlio Vargas Lia Valls Pereira. Segundo ela, a preocupação com a macroeconomia, por meio de controle da inflação e dos juros, e eventuais ajudas a determinados setores marcaram a política industrial do governo até o momento.
"Existe uma preocupação no governo em termos de competitividade de produtos, construção de infra-estrutura e necessidade de aumentar o valor agregado da pauta, mas ainda não está claro como isso vai ser tratado", diz.
Lia diz que o governo deve ser cuidadoso em relação à ajuda a certos setores: "A discussão é até que ponto alguns setores merecem políticas mais focadas. Esse tipo de ajuda precisa ser muito justificado, para setores estratégicos, e temporário, porque se um setor precisa de ajuda a vida inteira é porque não vai sobreviver".
Segundo ela, o governo deve acompanhar as consequências das medidas tomadas para ter uma avaliação constante de quais ações e gastos valeram a pena.



Texto Anterior: "Não há estratégia coordenada"
Próximo Texto: "Política está restrita", diz Laplane
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.