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Usuário deve buscar dados sobre operadora
DA REPORTAGEM LOCAL
A crise em que se encontra parte das operadoras de planos de
saúde dificilmente é detectada pelos usuários. "Eles não têm acesso
às informações econômico-financeiras fornecidas pelas empresas à
ANS e de nada adianta para o
consumidor a publicação de balanços que ele não entende", diz
Karina Rodrigues, advogada do
Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor).
Por isso ela recomenda a quem
vai contratar um plano de saúde
que evite as operadoras que estão
em regime de acompanhamento
técnico e fiscal da ANS. No site da
agência na internet
(www.ans.gov.br) ou no Idec (telefone 0/xx/11/3874-2152) é possível saber quais são essas empresas. A quem já é usuário de algum
plano, Rodrigues alerta para ficar
atento ao descredenciamento de
prestadores de serviços.
Quando muitos profissionais
deixam de atender o plano, é um
sinal de que a operadora não está
pagando a rede de serviços.
"Foi o que aconteceu com a
Unimed de São Paulo", diz a advogada. A ANS decretou o regime
de liquidação extrajudicial na
operadora de planos de saúde
Unimed de São Paulo Cooperativa de Trabalho Médico, que estava sob intervenção de uma comissão da autarquia desde o fim de
2001. Na resolução, a diretoria colegiada da ANS justificou que a
Unimed de São Paulo -que não
é a Unimed Paulistana- não alcançou o objetivo de saneamento
das "anormalidades econômico-financeiras graves", que motivaram sua intervenção. A Unimed-SP tinha dívida com credores estimada entre R$ 60 milhões e R$ 70
milhões na época da intervenção.
Outra recomendação é buscar
informações sobre reclamações
de consumidores divulgadas
mensalmente nos sites da ANS e
anualmente no do Procon
(www.procon.sp.gov.br).
De acordo com o último índice
divulgado pela ANS, em dezembro, as operadoras com até 10 mil
usuários são as que apresentam o
maior índice de reclamação.
O índice de reclamação é calculado considerando-se o número
de beneficiários ativos do plano
de saúde, o total de reclamações
no mês, multiplicado por 10 mil.
As dúvidas dos consumidores podem, ainda, ser esclarecidas pelo
"Disque ANS" (0800 701-9656).
(SB)
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