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São Paulo, segunda-feira, 03 de fevereiro de 2003

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Usuário deve buscar dados sobre operadora

DA REPORTAGEM LOCAL

A crise em que se encontra parte das operadoras de planos de saúde dificilmente é detectada pelos usuários. "Eles não têm acesso às informações econômico-financeiras fornecidas pelas empresas à ANS e de nada adianta para o consumidor a publicação de balanços que ele não entende", diz Karina Rodrigues, advogada do Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor).
Por isso ela recomenda a quem vai contratar um plano de saúde que evite as operadoras que estão em regime de acompanhamento técnico e fiscal da ANS. No site da agência na internet (www.ans.gov.br) ou no Idec (telefone 0/xx/11/3874-2152) é possível saber quais são essas empresas. A quem já é usuário de algum plano, Rodrigues alerta para ficar atento ao descredenciamento de prestadores de serviços.
Quando muitos profissionais deixam de atender o plano, é um sinal de que a operadora não está pagando a rede de serviços.
"Foi o que aconteceu com a Unimed de São Paulo", diz a advogada. A ANS decretou o regime de liquidação extrajudicial na operadora de planos de saúde Unimed de São Paulo Cooperativa de Trabalho Médico, que estava sob intervenção de uma comissão da autarquia desde o fim de 2001. Na resolução, a diretoria colegiada da ANS justificou que a Unimed de São Paulo -que não é a Unimed Paulistana- não alcançou o objetivo de saneamento das "anormalidades econômico-financeiras graves", que motivaram sua intervenção. A Unimed-SP tinha dívida com credores estimada entre R$ 60 milhões e R$ 70 milhões na época da intervenção.
Outra recomendação é buscar informações sobre reclamações de consumidores divulgadas mensalmente nos sites da ANS e anualmente no do Procon (www.procon.sp.gov.br).
De acordo com o último índice divulgado pela ANS, em dezembro, as operadoras com até 10 mil usuários são as que apresentam o maior índice de reclamação.
O índice de reclamação é calculado considerando-se o número de beneficiários ativos do plano de saúde, o total de reclamações no mês, multiplicado por 10 mil. As dúvidas dos consumidores podem, ainda, ser esclarecidas pelo "Disque ANS" (0800 701-9656). (SB)


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