São Paulo, sábado, 03 de março de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Itália investigará a atuação da Telecom Italia no no Brasil

DA REPORTAGEM LOCAL

A atuação da Telecom Italia no Brasil será investigada pelo Ministério Público de Milão, que desconfia de corrupção internacional e espionagem ilegal. A informação foi veiculada ontem por dois dos mais importantes veículos italianos: o jornal "La Repubblica" e a revista semanal "Panorama".
Segundo o "La Repubblica", os procuradores indiciaram o ex-chefe de Segurança da Telecom Italia para a América Latina, Angelo Janonne. Eles querem descobrir se Janonne agiu de forma ilegal no Brasil para favorecer a Telecom Italia.
A tele é dona de duas empresas no Brasil: a TIM (telefonia móvel, onde detém o controle) e a Brasil Telecom (telefonia fixa, em que partilha o controle com Citigroup, fundos de pensão e Opportunity).
Janonne é acusado pela principal testemunha dos procuradores, o ex-detetive Mario Bernardini. Ex-colaborador da Telecom Itália, foi beneficiado com a delação premiada.
Em entrevista à Folha em dezembro, Bernardini afirmou que Janonne ordenou a espionagem de banqueiros, jornalistas, funcionários públicos e concorrentes da Telecom Itália. Ele teria, segundo o ex-detetive, comandado uma rede de pagamentos a consultores que repassariam esse dinheiro a políticos e policiais brasileiros. Janonne nega as acusações.
A Telecom Italia afirma que não comentará notícias relativas às investigações da procuradoria italiana. A empresa só irá se manifestar ao final do processo. (JL)


Texto Anterior: Grupo egípcio confirma oferta pela Brasil Telecom
Próximo Texto: Teles: Acionistas negam mudar estatuto para vender PT
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.