São Paulo, terça-feira, 03 de março de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PREÇOS

Inflação da zona do euro sobe, mas BCE deve cortar juros

DA REDAÇÃO

A inflação na zona do euro (formada por 16 países que têm o euro como moeda comum) subiu para 1,2% no mês passado -ante 1,1% em janeiro-, mas permanece a expectativa de que o BCE (Banco Central Europeu) corte a taxa de juros, sobretudo porque os dados mostram que a indústria da região continua a encolher.
O aumento não deve ser suficiente para que o BCE desista de retomar a sua política de corte de juros, já que a meta do organismo é de uma inflação de cerca de 2%. O BCE se reúne depois de amanhã, e seu presidente, Jean-Claude Trichet, já sinalizou que, após a pausa em janeiro, a taxa (hoje em 2% anuais) voltará a ser reduzida.
A economia da zona do euro encolheu nos últimos nove meses do ano passado, e os dados deste começo não mostram um cenário muito diferente. A atividade industrial teve queda recorde em fevereiro, com as empresas cortando a produção devido à crise. E as vendas de carro continuaram a desabar no mês passado. Na Espanha, a queda foi de 49%, e, na Itália, de 24,5%.


Texto Anterior: América do Norte: PIB do Canadá tem maior queda em 17 anos
Próximo Texto: Destino nacional: Crise e dólar alto fazem turismo interno aumentar 20%
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.