São Paulo, quarta-feira, 03 de março de 2010

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ENERGIA 1

CPFL se prepara para comprar concorrentes e ganhar escala

AGNALDO BRITO
DA REPORTAGEM LOCAL

A CPFL Energia confirmou ontem que se prepara para comprar concorrentes e promover a concentração do setor de energia elétrica no país. A companhia, maior distribuidora do Brasil -com 13% do mercado-, avalia que as transações de compra ocorram até 2011.
"Nós não fizemos nenhuma oferta firme. Mas estamos absolutamente atentos. Entendemos que nossa escala atual é pequena para esse tipo de negócio. Nos países onde a consolidação é maior, grandes companhias têm participação superior a 20% ou 25%. Temos condições de dobrar de tamanho, temos capacidade financeira para tal", disse Wilson Ferreira Júnior, diretor-presidente da CPFL Energia, em reunião da Apimec (Associação dos Analistas e Profissionais do Mercado de Capitais).
A tese da CPFL -que coincide com a do governo Lula e a do BNDES- é que o mercado de distribuição de energia é um negócio com custo altíssimo de capital e que só se viabiliza com escala. Segundo Ferreira Júnior, os três maiores grupos brasileiros (CPFL, Cemig e AES Eletropaulo) detêm 30% do mercado brasileiro, enquanto em mercados consolidados grandes grupos dominam entre 60% e 80% da distribuição de energia.
São duas as razões para a necessidade de consolidação, segundo a CPFL: todas as 64 distribuidoras passaram pelo segundo ciclo de revisão tarifária e possuem agora níveis mais estreitos para operação; e grupos estrangeiros no Brasil podem ser obrigados a vender ativos aqui para ajustar a situação financeira das matrizes.

Perda
A CPFL Energia perderá R$ 60 milhões por ano com o ajuste no contrato feito pela Aneel para correção do erro nos valores da conta de luz. O valor estimado será subtraído da geração de caixa da distribuição da companhia, no valor anual de R$ 2 bilhões.


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