São Paulo, quinta-feira, 03 de abril de 2008

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Herchcovitch e suas marcas saem do grupo Identidade Moda

Estilista retoma grifes cuja venda anunciou em dezembro do ano passado

ALCINO LEITE NETO
EDITOR DE MODA

O estilista Alexandre Herchcovitch desligou-se do grupo I'M (Identidade Moda) e está retomando a produção de suas marcas, conforme antecipou a coluna "Última Moda", da Folha, na última sexta-feira.
Em comunicado à imprensa, divulgado ontem, o estilista anuncia que deixou os cargos de diretor de criação da Zoomp, que pertence à I'M, e de curador geral de marcas do grupo. Também afirma que as "suas marcas não foram transferidas ao grupo I'M, tendo em vista que as negociações não chegaram a um bom termo".
O presidente da I'M, Vicente Mello, disse à Folha que a saída de Herchcovitch é "uma perda importante, mas precisa ser colocada em perspectiva, pois o principal faturamento do grupo, cerca de 90%, é a Zoomp".
A diretoria da I'M foi pega de surpresa com a decisão de Herchcovitch e fez reunião de emergência ontem à noite para emitir um comunicado a respeito da saída do estilista.
O comunicado diz que a I'M permanece gestora de marcas, embora tenha encerrado negociações com a Cumplice e com Herchcovitch "de comum acordo". "Em ambos os casos, não houve retomada de marca, porque a I'M nunca teve formalmente as marcas", afirma a nota de 51 linhas, que compara a relação do grupo com Hechcovitch a um casamento.
"Fazendo uma analogia com um casamento, a I'M e Alexandre Herchcovitch decidiram morar juntos antes de assinar o contrato final. Ao morar juntos, tivemos a oportunidade de nos conhecer melhor e foi essa convivência diária que nos permitiu perceber que nossas visões em relação ao custo das estruturas de gestão são diferentes", diz o comunicado.
Segundo a nota da I'M, o grupo custeou a contratação de toda equipe de estilo e comercial das marcas de Herchcovitch, o showroom da coleção e o os desfiles da São Paulo Fashion Week e da semana de moda de Nova York. O estilista não quis falar com a imprensa.

"Nem este cabide"
Após ter adquirido a Zoomp e a Zapping em julho do ano passado, a holding HLDC, dos empresários Enzo Monzani e Conrado Will, anunciou em dezembro a compra das grifes Herchcovitch; Alexandre, Herchcovitch; Jeans, Fause Haten e Cumplice. Em janeiro, a HLDC criou o grupo I'M.
Na ocasião, entrevistado pela Folha, Herchcovitch disse: ""Vendi minhas marcas porque o grupo vai fazer uma injeção de capital que eu levaria anos para realizar. (...) Nem este cabide nem este computador me pertencem mais".
De fato, ele teria realizado um acerto que previa apenas a transferência das marcas e das lojas para a I'M, mas não da confecção, que permaneceria em seu nome e de sua família.
A I'M investiu nos desfiles do estilista em São Paulo e em Nova York, no showroom da coleção de inverno, mas atrasou a produção das roupas. O grupo também não teria pago funcionários de Herchcovitch e deixou de cumprir parte do acerto com o estilista e do qual dependeria a assinatura dele no contrato de compra-e-venda.
Em março, a Cumplice negou ter sido adquirida pela I'M, segundo reportagem do "Estado de S. Paulo". Apenas o estilista Fause Haten vendeu a sua grife, na verdade. A I'M também teve, recentemente, problemas de ordem trabalhista na Zoomp.
A Folha apurou que a HLDC, ao criar a I'M, contava com um grande aporte de dinheiro de um grupo de investidores, o que não ocorreu até agora.
No comunicado de ontem, a I'M afirma que terá um aporte de R$ 40 milhões do grupo Globalvest, "a ser executado nos próximos 12 meses".
A Globalvest é uma empresa internacional de gerenciamento de investimentos, comandada por Peter Gruber. A sua filiada brasileira, Globalvest Asset Management, tem sede no Rio e é dirigida por Marco Pinheiro, que estaria à frente das negociações com a HLDC.


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