São Paulo, quinta-feira, 03 de julho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Investidor deve evitar risco, diz especialista

DENYSE GODOY
DA REPORTAGEM LOCAL

A inflação não deve arrefecer e a Bolsa de Valores ainda estará rodeada de muita incerteza nos próximos meses. Tais perspectivas têm feito muitos investidores reavaliarem suas aplicações neste início de segundo semestre, mas os especialistas recomendam cuidado antes de fazer modificações.
"A palavra de ordem agora é calma. Não se deve ficar mudando os recursos de lugar a cada vez que ocorre um problema sazonal, até porque pagam-se taxas e impostos nas realocações. É preciso ter uma estratégia e segui-la", diz Eduardo Jurcevic, superintendente de investimentos do Banco Real.
Mexer-se com o objetivo de tentar recuperar as perdas causadas pela inflação pode não dar certo. "Até porque a comparação depende do índice", lembra Jurcevic.
A maior parte dos investimentos está rendendo menos do que o IGP-M (Índice Geral de Preços de Mercado), da FGV (Fundação Getulio Vargas), porém ainda fica acima do IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), que é o indicador de inflação oficial, medido pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Assim tem acontecido com o CDB (certificado de depósito bancário), os fundos DI e os títulos do governo que podem ser adquiridos pelo Tesouro Direto.
"Com o cenário tão conturbado, melhor é evitar o risco", alerta Marcelo Ribeiro, estrategista da Pentágono Asset Management.
A não ser que precise pagar alguma conta logo, quem já tem dinheiro no mercado de ações deve esperar um pouco mais antes de sacar. Como as perspectivas para a economia brasileira e as empresas do país continuam positivas no longo prazo, as perdas -que chegam a 4,35% no ano- podem ser recuperadas.
"Antes de tudo, o investidor precisa pensar nos seus objetivos para as suas economias e em quanto tempo vai ter que lançar mão delas. Tudo depende disso", ressalta Pedro Lérias, gestor de carteiras da administradora de recursos Verax. "O investidor com perfil de prazo mais longo pode buscar a renda variável." Nesse caso, com as recentes quedas, algumas ações podem estar com bons preços.


Texto Anterior: Dicas de consultores
Próximo Texto: Vinicius Torres Freire
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.