São Paulo, quinta-feira, 03 de julho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

OCDE prevê 3 mi sem emprego em países ricos

DA REDAÇÃO

A OCDE (Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico) prevê que mais 3 milhões de pessoas ficarão desempregadas nos 30 países que formam a entidade até o final de 2009. O organismo é formado por algumas das nações mais desenvolvidas, como EUA, Japão e Alemanha.
"A situação do mercado de trabalho continua difícil para algumas categorias de pessoas, e o clima econômico mundial desfavorável pode ter repercussões negativas", diz estudo da entidade.
""Além disso, uma parte considerável do crescimento do emprego em muitos países da OCDE durante as duas últimas décadas se deveu ao aumento dos empregos precários e mal remunerados."
A OCDE prevê que o número de desempregados em seus países deve aumentar em 1 milhão de pessoas neste ano e em 2 milhões em 2009. O relatório estima que a taxa de desemprego da população ativa será de 5,7% neste ano e de 6% no ano que vem.
Entre outras advertências, a OCDE apontou para as discriminações das mulheres e dos empregados vítimas do racismo. As mulheres têm 20% a menos de possibilidades que os homens de conseguir um emprego, além de receberem salários em média 17% inferiores a eles, calculou a organização.

Juros europeus
O presidente do BCE (Banco Central Europeu), Jean-Claude Trichet, afirmou em entrevista a uma publicação alemã que a inflação nos países da zona do euro pode "explodir", caso a entidade não aja para contê-la.
A expectativa é que o BCE elevará os juros do bloco na reunião de hoje.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Bolsa de Nova York entra em "bear market"
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.