UOL


São Paulo, domingo, 03 de agosto de 2003

Próximo Texto | Índice

PAINEL S.A.

Conjuntura
A CNI promove depois de amanhã a terceira reunião do Fórum Nacional da Indústria, com 32 associações setoriais. O foco será a conjuntura nacional. O Fórum irá discutir uma proposta de política industrial a ser apresentada ao governo.

Ar limpo
José Eduardo Dutra (Petrobras) dirá no programa "Canal Livre", hoje, na TV Bandeirantes, que a empresa investe num programa piloto, no Rio Grande do Norte, para produção de biodiesel, menos poluente do que o diesel.

Energia
Para executivos europeus e americanos, a francesa EDF e a alemã E.ON serão as líderes globais no segmento de energia, segundo pesquisa da PricewaterhouseCoopers. A pesquisa será apresentada no 5º Enercon (evento do setor), em São Paulo, amanhã e terça-feira.

Desce...
Cresceu o número de materiais de construção que apresentam deflação. Dentre os 70 insumos pesquisados mensalmente pelo Sinduscon-SP (sindicato da construção civil), 31 tiveram variação negativa em julho, contra 26 em junho e 17 em maio.

...e sobe
Mesmo assim, persiste a alta de preços dos materiais do setor, com elevação média de 0,51%, diante de um IGP-M de -0,42%.

Higiene
Pesquisa da LatinPanel mostra que o setor de produtos de higiene pessoal movimentou, no ano passado, um total de R$ 4,9 bilhões. O crescimento foi de 83% em relação a 1998. Nesse período, as categorias que mais contribuíram para o crescimento foram papel higiênico (20%), sabonete (12%) e creme dental (10%).

Papelaria
A marca alemã de artigos de papelaria Staedtler será distribuída no Brasil pela Summit, empresa com mais de dez anos no ramo no país. A Summit também irá colocar no mercado vários produtos licenciados pela Warner Bros.


E-mail -
guilherme.barros@uol.com.br


ANÁLISE

Incertezas

O governo Luiz Inácio Lula da Silva acentuou as dúvidas, que já não eram poucas na administração anterior, acerca das regras que deveriam vigorar nos segmentos de infra-estrutura, segundo trabalho do economista Gesner Oliveira, da Tendências. Apesar de ser possível descartar uma guinada para a reestatização da economia, ele diz que não está claro qual será o destino das agências reguladoras setoriais ou das regras de reajustes tarifários nas telecomunicações. O economista avalia que persistem, ainda, inúmeras indefinições em relação ao novo modelo do setor elétrico na forma em que foi apresentado na semana passada pelo Ministério de Minas e Energia. Os episódios recentes do MST e dos sem-teto só agravam essas indefinições.



Próximo Texto: Infra-estrutura: Fundos pedem regras para financiar obras
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.