|
Próximo Texto | Índice
Mercado Aberto
GUILHERME BARROS - guilherme.barros@grupofolha.com.br
Emprego na construção civil retoma patamar de novembro
A construção civil dá mais
um sinal de recuperação da
economia. O nível de emprego
no setor no país em junho voltou ao patamar de novembro de
2008. A construção civil empregou 2.179.537 trabalhadores
formais no Brasil no mês de junho, segundo pesquisa do SindusCon-SP e da FGV Projetos.
Ao todo, foram criadas
20.372 vagas no setor -totalizando 94.580 novos postos em
2009. Em novembro e dezembro, foram cortadas 109.086 vagas na construção civil.
No Estado de São Paulo, a
perda de emprego na crise já foi
superada. Segundo dados do
SindusCon-SP, foram abertas
28.803 vagas no primeiro semestre do ano, mais que a perda de 17.950 postos nos últimos
dois meses de 2008.
O presidente do SindusCon-SP, Sergio Watanabe, vê os dados com cautela. Por um lado,
os números confirmam que as
construtoras retomam suas atividades. Mas o ritmo de expansão no emprego é menor.
Nos seis primeiros meses de
2008, o emprego no setor cresceu 16%. Neste ano, a expansão
foi quase a metade -8,4%.
Os dados do primeiro semestre também apontam uma mudança no perfil do empregador.
Antes, 45% das vagas eram
criadas pelo setor imobiliário e
22% pelo de infraestrutura.
Agora, 32% dos contratos de
trabalho são firmados pelo setor de infraestrutura e apenas
29% pela área imobiliária.
Para Watanabe, essa desaceleração no setor imobiliário pode ser revertida ainda neste ano
com as obras do programa Minha Casa, Minha Vida. "Mas isso dependerá da velocidade de
aprovação dos projetos."
CURTA-METRAGEM
A consultoria de gestão de marcas Lukso Story & Strategy
chega ao mercado com uma nova proposta: usar técnicas de
cinema para gerenciar marcas. A metodologia foi desenvolvida em parceria com o cineasta Cláudio Galperin, roteirista
do filme "O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias". "Partimos do princípio de que toda marca tem uma história para
contar", afirma Marcelo Douek, sócio-diretor da Lukso. Segundo ele, o primeiro passo é fazer um curta-metragem com
a história da marca. "É como um filme de ficção baseado em
fatos reais."A partir desse vídeo, a consultoria trabalha em
projetos de gestão de marca, como estratégias de posicionamento da marca e escolha de nomes para novos produtos.
DESEMBARQUE
O americano James E.
Grunig, guru da comunicação corporativa, desembarca em São Paulo para lançar, na terça-feira, "Relações Públicas: Teoria, Contexto e Relacionamentos"
(Difusão Editora), seu primeiro livro no país. O evento de lançamento abordará
estratégias de relacionamento em tempos de crise.
ALVO
A ShotSpotter, especializada em sistemas de vigilância acústica, vai trazer
ao Brasil uma tecnologia de
vigilância sonora que, segundo a empresa, pode detectar disparos de arma de
fogo e imediatamente alertar a polícia.
CACHAÇA
A fabricante de cachaça
Ypioca investiu R$ 5 milhões
em sua primeira campanha
publicitária nacional em 160
anos. A decisão se baseou em
estudo que diz que 99% da
produção brasileira é consumida no mercado interno.
CANAL
Após a aquisição da Aladdin, em janeiro deste ano, a
SafeNet, de segurança da informação, passa a comercializar seus produtos diretamente da fábrica para as revendas de valor agregado.
Antes, no Brasil, os produtos
do fabricante eram distribuídos pela Westcon, especializada na comercialização para redes de comunicação
e segurança.
NA REDE
Marcelo Cacciola, diretor da rede Viacom para a América Latina, e Mauro Borges, diretor para o Brasil, lançam
no país uma nova divisão para comercializar suas marcas
e conteúdos on-line. Todas as marcas -como MTV, Nickelodeon, Vh1, Bob Esponja- serão reunidas. O objetivo é
abordar o mercado de publicidade digital no Brasil e na
América Latina, com foco nas áreas de música, crianças e
família, adolescentes, jovens e entretenimento.
CILINDRO
O preço médio do GNV
caiu 1,11% em julho, para
R$ 1,703 o metro cúbico.
No ano, a queda do gás veicular já soma quase 8%. O
diesel e o biodiesel também
registraram queda de preço
no mês passado -de cerca
de 3%, ambos. Os preços
médios do álcool e da gasolina aumentaram menos de
0,5% nos postos de combustível no mês.
com JOANA CUNHA e MARINA GAZZONI
Próximo Texto: São Paulo perde espaço nas vendas de carros Índice
|