São Paulo, segunda-feira, 03 de agosto de 2009

Próximo Texto | Índice

Mercado Aberto

GUILHERME BARROS - guilherme.barros@grupofolha.com.br

Emprego na construção civil retoma patamar de novembro

A construção civil dá mais um sinal de recuperação da economia. O nível de emprego no setor no país em junho voltou ao patamar de novembro de 2008. A construção civil empregou 2.179.537 trabalhadores formais no Brasil no mês de junho, segundo pesquisa do SindusCon-SP e da FGV Projetos.
Ao todo, foram criadas 20.372 vagas no setor -totalizando 94.580 novos postos em 2009. Em novembro e dezembro, foram cortadas 109.086 vagas na construção civil.
No Estado de São Paulo, a perda de emprego na crise já foi superada. Segundo dados do SindusCon-SP, foram abertas 28.803 vagas no primeiro semestre do ano, mais que a perda de 17.950 postos nos últimos dois meses de 2008.
O presidente do SindusCon-SP, Sergio Watanabe, vê os dados com cautela. Por um lado, os números confirmam que as construtoras retomam suas atividades. Mas o ritmo de expansão no emprego é menor.
Nos seis primeiros meses de 2008, o emprego no setor cresceu 16%. Neste ano, a expansão foi quase a metade -8,4%.
Os dados do primeiro semestre também apontam uma mudança no perfil do empregador. Antes, 45% das vagas eram criadas pelo setor imobiliário e 22% pelo de infraestrutura. Agora, 32% dos contratos de trabalho são firmados pelo setor de infraestrutura e apenas 29% pela área imobiliária.
Para Watanabe, essa desaceleração no setor imobiliário pode ser revertida ainda neste ano com as obras do programa Minha Casa, Minha Vida. "Mas isso dependerá da velocidade de aprovação dos projetos."

CURTA-METRAGEM

A consultoria de gestão de marcas Lukso Story & Strategy chega ao mercado com uma nova proposta: usar técnicas de cinema para gerenciar marcas. A metodologia foi desenvolvida em parceria com o cineasta Cláudio Galperin, roteirista do filme "O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias". "Partimos do princípio de que toda marca tem uma história para contar", afirma Marcelo Douek, sócio-diretor da Lukso. Segundo ele, o primeiro passo é fazer um curta-metragem com a história da marca. "É como um filme de ficção baseado em fatos reais."A partir desse vídeo, a consultoria trabalha em projetos de gestão de marca, como estratégias de posicionamento da marca e escolha de nomes para novos produtos.

DESEMBARQUE
O americano James E. Grunig, guru da comunicação corporativa, desembarca em São Paulo para lançar, na terça-feira, "Relações Públicas: Teoria, Contexto e Relacionamentos" (Difusão Editora), seu primeiro livro no país. O evento de lançamento abordará estratégias de relacionamento em tempos de crise.

ALVO
A ShotSpotter, especializada em sistemas de vigilância acústica, vai trazer ao Brasil uma tecnologia de vigilância sonora que, segundo a empresa, pode detectar disparos de arma de fogo e imediatamente alertar a polícia.

CACHAÇA
A fabricante de cachaça Ypioca investiu R$ 5 milhões em sua primeira campanha publicitária nacional em 160 anos. A decisão se baseou em estudo que diz que 99% da produção brasileira é consumida no mercado interno.

CANAL
Após a aquisição da Aladdin, em janeiro deste ano, a SafeNet, de segurança da informação, passa a comercializar seus produtos diretamente da fábrica para as revendas de valor agregado. Antes, no Brasil, os produtos do fabricante eram distribuídos pela Westcon, especializada na comercialização para redes de comunicação e segurança.

NA REDE

Marcelo Cacciola, diretor da rede Viacom para a América Latina, e Mauro Borges, diretor para o Brasil, lançam no país uma nova divisão para comercializar suas marcas e conteúdos on-line. Todas as marcas -como MTV, Nickelodeon, Vh1, Bob Esponja- serão reunidas. O objetivo é abordar o mercado de publicidade digital no Brasil e na América Latina, com foco nas áreas de música, crianças e família, adolescentes, jovens e entretenimento.

CILINDRO
O preço médio do GNV caiu 1,11% em julho, para R$ 1,703 o metro cúbico. No ano, a queda do gás veicular já soma quase 8%. O diesel e o biodiesel também registraram queda de preço no mês passado -de cerca de 3%, ambos. Os preços médios do álcool e da gasolina aumentaram menos de 0,5% nos postos de combustível no mês.


com JOANA CUNHA e MARINA GAZZONI


Próximo Texto: São Paulo perde espaço nas vendas de carros
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.