São Paulo, domingo, 03 de novembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CONTAMINAÇÃO

Grupo suíço ABB diz que está perto de acordo em processos do amianto
O grupo de engenharia industrial suíço ABB informou que está negociando um acordo sobre processos de indenização por contaminação por amianto e afirmou que espera custos adicionais de US$ 300 milhões, bem menos do que a estimativa dos analistas, que era de vários bilhões de dólares.
Se o diálogo tiver êxito, o acordo vai remover um sério obstáculo para a ABB, cuja saúde financeira enfrenta problemas. Os investidores poderão ficar um pouco mais aliviados, depois de quedas recordes nas ações da empresa e da classificação de seu débito como "junk" (de elevado risco).
A companhia suíça afirmou em comunicado que as negociações com representantes dos reclamantes norte-americanos no caso estão avançando. A demanda exige indenização da unidade americana da ABB Combustion Engineering, que anunciou que poderá pedir concordata.
A ABB adquiriu a Combustion Engineering em 1990. No passado, a empresa usou material de isolamento para caldeira que continha amianto e ex-funcionários estão exigindo compensações pela exposição a partículas do material, que pode causar câncer no pulmão.
De 1990 até o final de 2001, a subsidiária já fechou mais de 200 mil acordos, pagando US$ 856 milhões.
(DA REUTERS)


Texto Anterior: Panorâmica - Autos: Toyota Motor planeja nova fábrica nos EUA para ampliar presença no país
Próximo Texto: 'Unidade e Luta'
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.