São Paulo, sexta-feira, 03 de novembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Tom Cruise e sua sócia vão dirigir a United Artists

Depois de rompimento de contrato com a Paramount, ator volta a produzir filmes

Estúdio foi fundado por astros como Chaplin em 1919 e vendido à MGM; Cruise poderá atuar em produções de concorrentes

Molly Riley - 11.set.06/Reuters
Tom Cruise e sua mulher, a atriz Katie Holmes, em jogo de futebol americano em Maryland (EUA)


DA ASSOCIATED PRESS

Tom Cruise e sua sócia Paula Wagner vão dirigir a United Artists (UA), estúdio fundado em 1919 por astros de Hollywood como Charlie Chaplin e Mary Pickford.
Wagner será a principal executiva da companhia, que hoje pertence à Metro-Goldwyn-Mayer. Cruise participará de filmes da UA, mas também poderá trabalhar em obras de estúdios concorrentes, anunciou ontem a MGM.
O anúncio é uma grande virada para Cruise e Wagner. Eles foram dispensados em agosto de seu contrato de produção de 14 anos com a Paramount, depois que Sumner Redstone, presidente da controladora do estúdio, a Viacom, acusou o comportamento público irreverente de Cruise de prejudicar a bilheteria de "Missão Impossível 3". Após o rompimento, a produtora Cruise/Wagner disse na época que havia conseguido financiamento de dois fundos "hedge" (alto risco) para apoiar projetos.
A MGM disse ontem que Cruise e Wagner adquiriram uma participação na UA, mas não especificaram os termos financeiros. A dupla terá controle da grade de produção, que deve ter quatro filmes por ano.
"Há um completo alinhamento de interesses. Acreditamos que Tom é uma grande força criativa", disse Rick Sands, presidente da MGM. "Se você olha para o histórico dele, gerou grandes bilheterias." A última participação de Cruise em um filme da UA foi em "Rain Man", de 1988, que ganhou quatro Oscars.
A United Artists foi fundada por Chaplin, Pickford, Douglas Fairbanks e D.W. Griffith, com viés menos comercial que os outros estúdios. Em 1967, foi vendida à Transamerica, que o vendeu à MGM em 1981.
Em 2004, a MGM foi comprada por consórcio que inclui Sony, Comcast, Providence Equity Partners, Texas Pacific Group e DLJ Merchant Banking Partners.


Tradução de LUIZ ROBERTO MENDES GONÇALVES


Texto Anterior: Mercado: Venda fraca no varejo afeta Bolsas nos EUA
Próximo Texto: Frase
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.