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Aviões ganham serviços de telefonia e web
DENISE MENCHEN
DA SUCURSAL DO RIO
Para se diferenciar da concorrência e cativar mais clientes, companhias aéreas brasileiras e estrangeiras apostam
na diversificação de serviços.
Novidades tecnológicas como
sistema de telefonia móvel,
acesso à internet e jogos interativos, até então restritos a outros mercados, começam a chegar às rotas domésticas e internacionais com origem no país.
Até o fim do ano, a TAM pretende se tornar a primeira empresa brasileira a possibilitar a
realização de chamadas telefônicas em pleno voo. A tecnologia desenvolvida pela On Air,
com a qual firmou parceria em
outubro do ano passado, permite que até 12 pessoas façam
ligações ao mesmo tempo.
Segundo a TAM, a novidade
não afeta a segurança dos voos,
já que não há interferência no
sistema de navegação. O sinal é
liberado quando a aeronave
atinge os 3 mil metros de altitude. A entrada em operação do
serviço, porém, depende da
aprovação da Anac e da Anatel,
que ainda testam a tecnologia.
Na Europa, o mecanismo desenvolvido pela On Air já foi
certificado e está disponível em
um avião da TAP que faz rotas
de médio curso. Segundo o diretor de marketing Fernando
Guarisa, o teste embasará a decisão da aérea de expandir ou
não o serviço a outras rotas.
Enquanto isso não ocorre, a
empresa busca agradar os
clientes com um novo sistema
de entretenimento de bordo,
instalado nas rotas entre o Brasil e a Europa no início de 2009.
Com telas "touch screen" (sensíveis ao toque), ele coloca à
disposição do usuário opções
de filmes, músicas e jogos. Alguns com interatividade: permitem disputas entre passageiros, cada um na sua poltrona.
A alemã Lufthansa, que opera duas rotas entre São Paulo e
Alemanha, reinaugura em 2010
serviço de internet via satélite,
interrompido em 2006 após
três anos de funcionamento.
Com novo parceiro, planeja
equipar com a tecnologia, já no
primeiro ano, a maior parte da
frota de longa distância.
Inicialmente, o serviço vai
ser implementado no mercado
do Atlântico Norte. O acesso à
internet poderá ser feito de
qualquer ponto da aeronave,
desde que o passageiro tenha
um laptop ou telefone com dispositivo WiFi ou compatível
com a tecnologia GSM/ GPRS.
A empresa não divulga o custo
do serviço, mas prevê dois pacotes: por hora ou mensal. A cobrança será feita por meio de
cartão de crédito ou fatura.
Além de investir em tecnologia, as empresas também resolveram mirar passageiros que,
em busca de conforto e comodidade, se dispõem a pagar
mais por serviços diferenciados. A partir do meio do ano, a
Gol passou a distribuir aos
clientes cardápio de bebidas,
chocolates, salgadinhos e sanduíches, como alternativa ao
serviço de bordo tradicional em
37 voos da companhia.
A KLM, que opera um voo
diário entre São Paulo e Amsterdã, inaugura em dezembro
uma nova classe entre a econômica e a executiva. Batizada de
"Economy Comfort", terá poltronas com 10 cm a mais de espaço para as pernas e encostos
que inclinam duas vezes mais
do que as da classe econômica.
Para o consultor Paulo Bittencourt Sampaio, da Multiplan, as novidades são consequência da acirrada disputa no
setor. "Num período de baixa
demanda elas têm capacidade
de criar promoções tarifárias.
Para atrair passageiros o ano
inteiro, o melhor que podem fazer é melhorar o serviço."
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