São Paulo, terça-feira, 03 de novembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Tele cita cláusulas de sigilo em resposta à CVM

DA SUCURSAL DO RIO

Antes de recorrer à agência reguladora dos mercados nos Estados Unidos, a Associação dos Engenheiros de Telecomunicações questionou os dados de investimentos publicados pela Telefônica perante a CVM (Comissão de Valores Mobiliários), a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), ao BNDES e ao Ministério Público Federal.
A CVM questionou a Telefônica sobre a afirmação de Bottesi de que os fornecedores de equipamentos não confirmavam a existência de contratos com a empresa.
O diretor de Relações com Investidores da companhia, Gilmar Camurra, respondeu à CVM que as empresas, certamente, negaram a existência dos contratos para resguardarem-se dos concorrentes e porque os contratos têm cláusulas de sigilo.
O BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) concedeu empréstimo de R$ 2 bilhões à Telefônica para ampliação de sua rede.
Em razão disso, a associação levou a dúvida sobre a veracidade dos investimentos ao banco de fomento estatal. Este respondeu, por carta, em setembro, que não poderia dar as informações, por dever de sigilo bancário.

Ministério Público
Já o Ministério Público Federal decidiu instaurar um procedimento administrativo para apurar as acusações.
A Associação dos Engenheiros de Telecomunicações tem sede em São Paulo e foi criada em 1989, nove anos antes da privatização do Sistema Telebrás.
Ruy Bottesi foi engenheiro da Telesp antes da privatização da empresa de telefonia do Estado de São Paulo e agora, segundo declarou à Folha, presta consultorias e é professor em cursos de pós-graduação da Fundação Getulio Vargas na cidade de Campinas (SP).
A entidade ganhou evidência, em julho, quando enviou ao Conselho Consultivo da Anatel um parecer técnico sobre o motivo das falhas no serviço de banda larga da Telefônica.


Texto Anterior: Outro lado: Empresa diz que auditoria externa aprovou dados
Próximo Texto: Vinicius Torres Freire: FHC e Armínio atacam o lulismo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.