São Paulo, terça-feira, 03 de dezembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ANO DO DRAGÃO

Comprar a prazo e vender à vista dão ganho

Surto inflacionário faz redes de varejo ampliar ganho financeiro

ADRIANA MATTOS
DA REPORTAGEM LOCAL

O soluço inflacionário neste final de ano fará o varejo ganhar mais dinheiro. Como as redes levam de 55 a 95 dias, em média, para pagar as mercadorias recebidas do fornecedor -e como mais da metade das vendas no comércio são à vista- as lojas devem contabilizar, neste trimestre, mais ganhos financeiros no intervalo de tempo entre a venda do produto e o pagamento à indústria.
Analistas passaram a colocar empresas do setor na carteira de bons investimentos levando isso em conta, entre outros aspectos.
A operação é simples. Após o fechamento do contrato de compra da mercadoria, a loja leva até 95 dias para quitar a fatura emitida pela indústria. Nas Lojas Americanas, por exemplo, o prazo médio de pagamento está em 70 dias. Enquanto isso, o período para recebimento -descontando a venda à vista- chega a 29 dias.
No Pão de Açúcar são 58 dias para pagar a fatura, e 18 para receber o montante obtido com a venda, segundo levantamento do Infoinvest, sistema de informações da consultoria americana Bowne.
Com o recente surto inflacionário, que corrói o valor do dinheiro, a loja "aproveita o momento", diz Clarissa Saldanha, analista do Banco Brascan, e aplica os recursos (obtidos com a venda da mercadoria) em fundos de investimento. Só libera o montante quando for pagar o fornecedor.
Para fazer o dinheiro render no período, uma das saídas são as novas aplicações atreladas à variação do IGP-M. "No passado, o que víamos era um aumento dos lucros com a operação da loja. E uma redução dos ganhos com aplicações financeiras", diz Basílio Ramalho, analista do Unibanco. "Agora, a loja perde lucro operacional e voltar a ganhar dinheiro no campo financeiro", afirma.
Na sua avaliação, o setor de varejo tornou-se opção "muito boa", com menores probabilidades de perdas por conta do repique inflacionário. Há papéis do setor com valorização no ano de 18,4% até a sexta-feira. O Ibovespa (reúne as 56 ações mais negociadas no país) caiu 22,6%.
Ao aplicar os recursos em fundos que cobrem a inflação, serão embolsados rendimentos com os papéis do governo atrelados ao IGP-M, as NTN-C (Notas do Tesouro Nacional série C). A rentabilidade desses fundos acumulada num ano -que varia entre 17% e 19%- é superior à alta do IGP-M no período -de 10,54%.
Além desse ganho, obtido no período entre o recebimento do produto e o seu pagamento, há outra forma menos comum de elevar o faturamento.
Segundo Clarissa, as lojas podem formar um estoque mínimo -controlado, já que estoque alto implica em custos-e ter a chance de revender a mercadoria mais tarde, quando o item já custa mais. "É claro que isso precisa ser feito com itens com alto giro, ou seja, elevada demanda, ou o estoque fica parado", diz.


Texto Anterior: United Airlines deixa de pagar vencimentos
Próximo Texto: Margem de lucro registra aumento no ano
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.