São Paulo, quarta-feira, 03 de dezembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BC da Austrália corta juros pela 4ª vez seguida

DA REDAÇÃO

O banco central australiano cortou a taxa de juros pelo quarto mês consecutivo, na ação mais agressiva da entidade desde a última recessão econômica do país, em 1991. A redução de ontem, de um ponto percentual, levou a taxa para 4,25%, a menor desde maio de 2002.
Segundo o BC, o novo corte nos juros fez a política monetária adotar um comportamento expansionista. Ele disse que a economia australiana "tem sido mais resiliente" que as dos outros países avançados, mas que já é possível notar uma moderação significativa e que a demanda privada deve ser afetada pela queda na confiança causada pela crise global. No segundo trimestre, o PIB australiano se expandiu em 0,3% na comparação com os três meses anteriores.
Já o BC japonês manteve a sua taxa de juros em 0,3% (a menor entre os países ricos), mas tomou uma série de ações para facilitar o acesso das empresas ao crédito e impedir o aprofundamento da recessão na segunda maior economia mundial.


Texto Anterior: Tese: EUA ainda não estão em recessão, afirma Mantega
Próximo Texto: Dólar sobe 3% com ação de especulador e vai a R$ 2,392
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.