São Paulo, quinta, 3 de dezembro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

VEÍCULOS
Montadoras negociam 95 mil unidades
Venda de carro cai 23% em novembro

ARTHUR PEREIRA FILHO
da Reportagem Local

As vendas de carros no atacado (da fábrica para as concessionárias) no mês passado foram 22,9% menores que as realizadas em novembro de 97.
No ano passado, as montadoras e os importadores venderam apenas 124.506 unidades em novembro, cerca de 32% menos que em outubro. O resultado foi considerado um "desastre" pela indústria.
Em relação a outubro deste ano, as vendas de novembro caíram apenas 0,7%. Mas enquanto a venda de automóveis caiu 3,3%, a de picapes e vans cresceu 13,7%.
A Volks manteve a liderança, com 27.999 unidades vendidas e participação de mercado de 29,2%. Aparecem depois a Fiat (26,3%), GM (23,7%) e Ford (9,7%).
O desempenho das vendas foi melhor no varejo (da concessionária para o consumidor) do que no atacado. Os revendedores conseguiram comercializar 106 mil carros no mês passado, 2% mais que em outubro.
Lélio Ramos, diretor comercial da Fiat Automóveis, diz que o crescimento das vendas no varejo em novembro é resultado do aumento das compras a prazo. Segundo dados do Banco Fiat, as vendas financiadas representaram 50% dos negócios fechados no mês passado, contra 30% em outubro.
Esse números mostram mudança na tendência verificada no trimestre agosto-outubro, de acordo com levantamento divulgado ontem pela Anef, a associação dos bancos das montadoras. Segundo a Anef, entre agosto e outubro deste ano os bancos financiaram 103 mil veículos, 16,94% menos que no mesmo período de 97.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.