São Paulo, sábado, 04 de janeiro de 2003

Texto Anterior | Índice

EUROPA

Inflação na eurozona fica em 2,2% em dezembro e dificulta corte nos juros
A inflação de 2002 na zona de circulação do euro ficou em 2,2%, segundo estimativas preliminares da União Européia. A taxa é igual à registrada nos 12 meses encerrados em novembro e significa o quarto índice seguido acima de 2%, teto da meta estabelecida pelo Banco Central Europeu (BCE). A instituição não divulga taxas de inflação mensais.
Mas, segundo analistas, a previsão é de queda no índice ainda nos primeiros meses de 2003, apesar do impacto da alta do petróleo nos mercados mundiais.
Primeiro, porque o índice do ano passado teria sido influenciado pelo lançamento do euro em janeiro, uma "mudança estrutural". Esse argumento foi cogitado pelo próprio BCE.
Outro fator que teria influenciado os preços em janeiro passado foi a alta dos alimentos.
A inflação acima de 2% é apontada como o principal obstáculo para o corte na taxa de juros, medida necessária para aquecer a estagnada economia européia. A taxa diminuiu uma única vez no ano passado, em meio ponto percentual em dezembro, para 2,75%, menor valor desde 1999.



Texto Anterior: Empresas 2: Família Agnelli pode perder controle da Fiat
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.