São Paulo, domingo, 04 de janeiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

VEÍCULOS

Pagamento em cota única neste mês tem desconto de 3,5%; seguro obrigatório deve ser pago neste mês ou em fevereiro

IPVA de 2004 começa a vencer dia 7 em SP

MARCOS CÉZARI
DA REPORTAGEM LOCAL

Começa a vencer na quarta-feira, dia 7 deste mês, o pagamento do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) deste ano para os proprietários de veículos usados licenciados no Estado de São Paulo.
O pagamento é feito com base no algarismo final da placa dos veículos. Assim, na quarta-feira vence o imposto para os veículos de final 1; na quinta, para os de final 2, e assim sucessivamente, até o dia 20, para os de final 0 (ver quadro). Quem pagar à vista neste mês terá desconto de 3,5%.
Entre os dias 9 e 20 de fevereiro o imposto poderá ser pago em parcela única, mas sem o desconto. Quem preferir poderá pagar em três vezes, sem acréscimo, de janeiro a março. Quem atrasar o pagamento terá multa de 20% e juros pela taxa Selic.
As parcelas vencem nos mesmos dias para o pagamento em cota única com desconto (neste mês) e sem desconto (em fevereiro) e de 9 a 22 de março.
As formas de pagamento do imposto, do seguro obrigatório e da taxa de licenciamento são as mesmas de 2003. Os contribuintes receberam um Aviso de Vencimento enviado pela Secretaria da Fazenda com o nome do proprietário, os dados do veículo, o código do Renavam (Registro Nacional de Veículo Automotor) e os valores do imposto, do seguro e do licenciamento.
Para pagar o imposto o contribuinte precisará ter em mãos o CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos), onde consta o código do Renavam. O pagamento poderá ser feito pela internet, nos bancos 24 horas, nos caixas, nos caixas eletrônicos, por meio de débito agendado.
O seguro deve ser pago neste mês (para quem quitar o imposto à vista, com desconto, ou optar pelo parcelamento) ou em fevereiro (à vista, sem desconto).
A taxa de licenciamento pode ser paga antecipadamente, com o imposto, ou apenas a partir de abril, quando começa o licenciamento para os veículos com placas de final 1. O licenciamento termina em dezembro (final 0).

Pagar à vista é vantajoso
Pagar o imposto com desconto, neste mês, é mais vantajoso do que sem desconto, em fevereiro. É que os 3,5% equivalem a juros de 3,63% ao mês, taxa difícil de ser obtida em aplicações financeiras (a poupança está rendendo de 0,55% a 0,70% e os fundos de renda fixa, em torno de 1,20%).
Pagar em parcelas, em princípio, também é mais vantajoso do que de uma só vez, sem desconto, em fevereiro. Só que, nesse caso, o contribuinte precisa ter o dinheiro da primeira parcela já neste mês. Mas terá a vantagem de só pagar a última em março.



Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Análise: Festa das Bolsas de Valores talvez não dure
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.