São Paulo, sexta-feira, 04 de janeiro de 2008

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Nova holding da moda quer investir R$ 36 mi em 2008

Empresa que controla Herchcovitch e Fause Haten vai internacionalizar grifes

A I'M planeja comprar novas marcas nos próximos meses, contemplando diferentes estilos de roupas, além de grife de acessório

ALCINO LEITE NETO
EDITOR DE MODA

VERENA FORNETTI
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

A nova holding I'M (Identidade Moda), que passou a controlar seis prestigiosas grifes brasileiras e tornou-se um dos grupos mais fortes da moda no país, deve investir neste ano R$ 14 milhões na abertura de novas lojas e R$ 22 milhões no marketing das marcas.
Controlada pela empresa brasileira HLDC Investimentos, dos sócios Enzo Monzani e Conrado Will, a holding é dona de Zoomp, Zapping, Alexandre; Herchcovitch, Herchcovitch; Jeans, Fause Haten e Cúmplice, além de ter adquirido o controle da rede de lojas de luxo Clube Chocolate.
As aquisições não vão parar aí. A I'M planeja comprar novas marcas nos próximos meses, contemplando diferentes estilos de roupas. "A idéia é criar um portfólio de marcas com muita identidade, que não concorram entre si e sejam complementares", diz Vicente Mello, presidente da I'M.
Segundo ele, os novos alvos serão marcas de roupas esportivas (active wear), de roupas casuais, de acessórios (como bolsas e calçados), de lifestyle urbano e outras grifes autorais, como Herchcovitch; Alexandre e Fause Haten.
A compra da Cúmplice, marca até agora menos conhecida no meio da moda, atende, para a holding, a necessidade de ter uma marca que cubra a faixa de negócios relacionada ao fast fashion -ou seja, de roupas menos caras e com trocas de coleções mais freqüentes.

Internacional
A internacionalização das grifes é um dos objetivos centrais da empresa. "O Brasil já reúne as condições para ser um grande exportador de marcas", afirma Mello. O projeto de internacionalização deve incluir a volta do estilista Fause Haten à semana de moda de Milão -Herchcovitch já desfila em Nova York.
A primeira aquisição do grupo HLDC foi a Zoomp, em 2006. A empresa cresceu 38% desde a compra, segundo Mello. Só desta grife serão abertas oito novas lojas neste ano. A Zapping, adquirida na mesma época, também ganhará uma loja nos Jardins, em São Paulo, neste semestre. A grife Fause Haten deve inaugurar três novos endereços (leia ao lado).
A partir de agora, os licenciamentos relacionados à moda da Fause Haten e das marcas do estilista Alexandre Herchcovitch passam a ser controlados pela holding. Os dois designers, porém, terão autonomia para fazer licenciamentos em outras áreas que não a da moda -como, por exemplo, o de objetos para casa que Herchcovitch assina na Tok&Stok. Neste caso, a I'M não participará do negócio.
"Vamos estruturar a indústria de moda no país. O Brasil só tem a ganhar com isso", diz Mello. "Daqui há dois anos, o cenário da moda será muito diferente do de hoje." Ele prevê que, em breve, haverá shoppings que terão até seis lojas do grupo, com as diferentes grifes da I'M. Com um amplo portfólio de marcas, ele espera ganhar competitividade na negociação com fornecedores de matéria-prima e ampliar a venda de todas elas para o atacado, ao reuni-las num só showroom, que será instalado nos Jardins.
Os sócios da HLDC vieram dos fundos de investimento Pátria Private Equity -então Patrimônio Private Equity, da qual Enzo Monzani foi vice-presidente. A HLDC também comprou a BenQ Mobile, fabricante de aparelhos de celular, que passou a se chamar Jutaí 661 Equipamentos Eletrônicos Ltda.


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