São Paulo, segunda-feira, 04 de janeiro de 2010

Texto Anterior | Índice

AVIAÇÃO

Governo japonês pode dobrar linha de crédito à Japan Airlines

DA REDAÇÃO

O governo japonês solicitou ao banco estatal de desenvolvimento do país um aumento da linha de crédito à companhia aérea JAL (Japan Airlines). Em comunicado no site oficial, a instituição disse que vai analisar urgentemente o pedido.
De acordo com jornais japoneses, Naoto Kan, vice-primeiro-ministro japonês, defende que a linha dobre de tamanho. A JAL já tem aproximadamente US$ 2,14 bilhões. A companhia japonesa não se manifestou sobre a possibilidade de obter mais recursos do governo.
A empresa vive uma crise sem precedentes. Além dos empréstimos já obtidos do banco estatal, a JAL já pôs em prática um programa de corte de gastos e elaborou um plano de reestruturação que conta com a supervisão do governo japonês.
A JAL também considera a hipótese de receber investimentos da American Airlines e da Delta Air Lines, que fizeram ofertas para ganhar acesso à rede da japonesa na Ásia e se aproximar de suas rotas Estados Unidos-Japão.
A JAL enfrentava, no final de setembro, uma dívida total de cerca de 1,5 trilhão de ienes. Com esse montante comprometido, caso pedisse concordata, seria a sexta maior bancarrota na história do Japão.


Com agências internacionais

Texto Anterior: Emprego nos EUA pode mostrar alta
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.