São Paulo, quarta-feira, 04 de fevereiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fazenda estima queda da carga tributária

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Com base em dados preliminares já divulgados, o Ministério da Fazenda estima que a carga tributária federal tenha caído 0,5% do PIB (Produto Interno Bruto) em 2003, primeiro ano do governo Lula, ante 2002. A estimativa foi divulgada pelo ministro Antonio Palocci Filho.
"Cumprimos nossa promessa de manter a carga de 2002 e ainda fomos além, com uma pequena redução", disse Palocci. O ministro não deu os números, mas lembrou que o cálculo depende dos dados de Estados e municípios e do valor do PIB de 2003, que será divulgado no final deste mês.
Alguns economistas afirmam, porém, que houve aumento do peso dos impostos, porque em 2002 entraram R$ 18,5 bilhões de receitas atípicas (que não ocorrem todos os anos), e, em 2003, somente R$ 7,9 bilhões. Retirando isso da conta, a carga aumenta. No início do ano passado, Palocci havia dito que a carga tributária poderia cair até dois pontos percentuais por causa da redução das receitas atípicas.


Texto Anterior: Palocci nega urgência em BC autônomo
Próximo Texto: Bastidores: Entrevista serviu para reafirmar confiança de Lula no ministro
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.