São Paulo, quarta-feira, 04 de fevereiro de 2004

Texto Anterior | Índice

SAIBA MAIS

Nome da ação vem de corrupto do Evangelho

DA AGÊNCIA FOLHA, EM MANAUS

O nome da operação realizada pela Polícia Federal, Zaqueu, tem inspiração bíblica.
O capítulo 19 do Evangelho de são Lucas se inicia contando da visita de Jesus à cidade de Jericó. Nessa cidade, havia um publicano (denominação de cobrador de impostos no Império Romano) corrupto chamado Zaqueu, que fez fortuna extorquindo dinheiro dos comerciantes que fiscalizava. Exatamente por isso, era visto e chamado de pecador.
Na chegada de Jesus à cidade, o publicado queria vê-lo, mas era impedido pela multidão à sua frente, aliada à sua baixa estatura. Então, ele subiu em uma árvore para avistar o Salvador.
Vendo-o à distância, Jesus o chamou pelo nome. Disse: "Zaqueu, depressa. Desça daí, pois hoje eu vou me hospedar em sua casa".
O filho de Deus foi criticado por cear com um pecador. Mas foi na ocasião que Zaqueu fez a Jesus sua promessa em nome do perdão e da salvação.
Prometeu dar aos pobres a metade dos seus bens. Mais ainda: que, se tivesse roubado alguém, restituiria quatro vezes mais a quantia da qual se apropriara. Jesus o perdoou.
Na bênção, chamou Zaqueu de "filho de Abraão". E são Lucas encerra a passagem dizendo que Jesus veio ao mundo para "buscar e salvar o perdido".


Texto Anterior: Outro lado: Advogado diz que auditores fiscais são inocentes
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.