São Paulo, terça-feira, 04 de março de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Xstrata diz que ainda negocia com a Vale

DA REDAÇÃO

A mineradora anglo-suíça Xstrata confirmou ontem que continua a negociar a sua venda para a Vale. "As discussões com a Vale persistem e podem levar ou não a uma oferta pela Xstrata", disse Mick Davis, presidente-executivo da empresa.
A companhia anunciou ontem que teve um lucro de US$ 5,54 bilhões no ano passado, um aumento de 13% na comparação com 2006. A Vale ganhou quase US$ 12 bilhões em 2007.
A transação estaria emperrada pelo desejo da Glencore, a principal acionista da Xstrata, de ter um acordo de dez anos para a negociação de parte da produção conjunta das duas companhias. A Vale aceitaria, no máximo, um acordo por cinco anos.
Ele envolveria a comercialização de níquel, cobre e carvão e deixaria de lado o minério de ferro.
O presidente da Previ, fundo de pensão do Banco do Brasil, e também presidente do Conselho de Administração da Vale, Sérgio Rosa, defendeu que ela mantenha a comercialização integral dos produtos mesmo após uma eventual compra da Xstrata.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Vale e governo selam acordo para siderúrgica
Próximo Texto: Veículos: Acordo com Argentina terá prazo ampliado
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.