São Paulo, terça-feira, 04 de março de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

JUSTIÇA

Degustador ganha processo contra AmBev

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O TST (Tribunal Superior do Trabalho) condenou a AmBev (Companhia de Bebidas das Américas) a pagar R$ 100 mil de indenização a um empregado aposentado que foi degustador de cerveja por 22 anos. Ele processou a empresa sob a alegação de que a ingestão diária de 1.500 ml da bebida agravou dependência de álcool anterior e provocou cirrose hepática e diabetes.
A 6ª Turma do TST, que julgou a causa, considerou que a AmBev foi responsável por danos causados à saúde dele, porque saberia previamente da predisposição familiar do trabalhador à síndrome de dependência do álcool, da qual ele já seria portador quando começou a trabalhar na função, em 1976.
O ex-funcionário argumentou que o consumo de 1.500 ml, equivalentes a duas garrafas e meia, não só o impediu de se livrar do vício como agravou o quadro de alcoolismo. Ele disse que precisa de tratamento permanente.
A ação de reparação por perdas e danos tramitou inicialmente no Rio Grande do Sul. O Tribunal Regional do Trabalho do Estado já havia condenado a empresa, que recorreu ao TST, mas não obteve êxito.
A AmBev informou que estuda a possibilidade de entrar com novo recurso. (SILVANA DE FREITAS)


Texto Anterior: Veículos: Acordo com Argentina terá prazo ampliado
Próximo Texto: Porsche comandará império automobilístico de € 150 bi
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.