São Paulo, quinta-feira, 04 de março de 2010

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EMPRESAS

Para se globalizar, Eletrobrás perderá o acento no nome

PEDRO SOARES
DA SUCURSAL DO RIO

Não é apenas no desejo de se tornar uma megaempresa global que a Eletrobrás quer seguir os passos da Petrobras: assim como a estatal do petróleo, a companhia de energia perderá o acento agudo do seu nome e ganhará uma nova logomarca -que será única para as 15 subsidiárias do grupo.
Previsto nas regras gramaticais da língua portuguesa, o acento cairá por força da internacionalização da companhia, aprovada em lei no ano passado e uma das novas diretrizes dadas pelo governo Lula à estatal. A Petrobras perdeu seu acento em 1994, no governo Itamar Franco, sob o mesmo pretexto.
Segundo a companhia, o objetivo central da mudança é reforçar a marca da holding e associá-la às subsidiárias -cada uma hoje com uma identidade visual própria.
Na reformulação da marca, o nome de todas as subsidiárias será precedido do da holding Eletrobras. Ou seja, passarão a se chamar, por exemplo, Eletrobras Furnas, Eletrobras Chesf, Eletrobras Eletronorte e Eletrobras Eletronuclear.
"Nossas 15 empresas têm vivido uma transformação em larga escala, que já alterou a essência do Sistema Eletrobrás. Hoje, temos empresas que atuam de forma integrada, com um planejamento estratégico único. A marca reflete essa nova realidade", disse à Folha o presidente da companhia, José Antonio Muniz.
A estatal gastou R$ 1 milhão em todo o processo de renovação da marca, cifra que inclui pesquisas internas e externas, o redesenho da logomarca e outros investimentos. A nova marca será lançada no dia 22 deste mês.
Segundo Muniz, a mudança da marca é mais uma etapa na restruturação da companhia -que lançou ADRs na Bolsa de Nova York, recebeu autorização para atuar no exterior e ganhou capacidade de investimento.


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