UOL


São Paulo, sexta-feira, 04 de abril de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

RECEITA LIBERAL

Leis "esclerosadas" inibem crescimento do emprego, diz Fundo

FMI prega flexibilização de direitos dos trabalhadores

DE WASHINGTON

Dois capítulos do "World Economic Outlook" (Perspectiva Econômica Mundial) do Fundo Monetário Intenacional divulgados ontem contêm recados claros a economias como a do Brasil.
Afirmam que os países devem empreender desregulamentações trabalhistas e abandonar uma visão ""cínica" de que os desafios para o aprofundamento de reformas estruturais são muito grandes, e que, por isso, nunca terminarão.
O Fundo qualifica como ""esclerosadas" as leis trabalhistas de muitos países. No caso da Europa, diz que a forte regulamentação do mercado de trabalho é o inibidor do crescimento.
As análises responsabilizam ""as proteções aos empregados, os altos custos para demissões, os salários mínimos elevados e as distorções tributárias" como causas para o desemprego.
O Fundo sustenta que reformas bem-sucedidas no setor podem significar uma queda de até três pontos percentuais na taxa de desemprego de alguns países.
No caso de economias em desenvolvimento, a diminuição do desemprego poderia ser de até seis pontos percentuais se aliada a um aumento da competitividade.
O Fundo chega a apontar os sindicatos como responsáveis pelo desemprego, à medida em que lutam por direitos e salários maiores para seus membros, em detrimento do resto do mercado.
Especificamente para a América Latina, o Fundo recomenda uma nova rodada de redução nas tarifas de importação e uma liberalização maior do comércio.
O "Outlook" destaca ainda a importância das instituições dos países na consolidação de políticas macroeconômicas e no crescimento sustentável. Quanto mais avançadas as instituições, melhores as condições de crescimento do país, diz o Fundo.
Por instituição, o FMI entende serem os órgãos que definem ""as regras do jogo" para a sociedade, com o objetivo de ""reduzir as incertezas e promover a eficiência". Entre os exemplos citados figuram BCs independentes e regras claras para o mercado. (FCz)


Texto Anterior: Imposto de renda: Deduza dependente apenas uma vez
Próximo Texto: Setor de serviços norte-americano sofre contração
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.