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MERCADO ABERTO
Balança acende sinal amerelo, diz Iedi
Apesar de as exportações terem batido recorde em março, o resultado não deve ser
encarado com tanto otimismo. Ao se analisarem os dados
da balança do primeiro trimestre, constata-se uma supremacia
da evolução das importações sobre as exportações.
De acordo com estudo do Iedi,
nos primeiros três meses, as exportações cresceram 20,2%
(16,4% se consideradas as médias
de exportações por dia útil), enquanto as importações cresceram 24,1% (24,4% se consideradas as médias por dia útil). Nesta
década, um comportamento como esse só foi visto em 2001.
O resultado reforça a estimativa do Iedi de que o saldo comercial em 2006 será de US$ 38 bilhões, inferior aos US$ 44,8 bilhões do ano passado.
O Iedi chama a atenção ainda
para o fato de o primeiro trimestre também ter assistido a uma
evolução das exportações de produtos básicos bem acima das das
demais categorias.
As exportações de produtos
básicos cresceram 35,2%, enquanto as de manufaturados,
16,5%, e as de semimanufaturados, só 6,6%. "Começam a surgir
sinais de desindustrialização nas
exportações", diz Júlio Sérgio
Gomes de Almeida, do Iedi.
A participação de produtos
manufaturados no primeiro trimestre caiu para 56,6%, uma
perda de 1,7 ponto percentual em
relação aos 58,3% de 2005.
Dessa forma, também se observa um expressivo aumento da
"commoditização" nas exportações. Ou seja, um aumento da
dependência das vendas externas do país com relação a commodities agropecuárias, minerais ou industriais. Dos dez produtos que mais contribuíram para o aumento das exportações no
primeiro trimestre, oito são commodities. As commodities passaram a representar 24,6% do total
exportado, contra 17,2% em
2005. Responderam por nada
menos do que 61,1% do aumento
das exportações do país.
A VEZ DOS NAMORADOS
Respaldada pelos resultados de anos anteriores, a Duloren
decidiu apostar no Dia dos Namorados e investir cerca de R$
1,4 milhão para o lançamento de duas coleções para a data. A
expectativa é a de uma expansão de 20% nas vendas, segundo
Roni Argalji, presidente da companhia. "Costumávamos programar novos produtos para esse data, e sempre havia um
acréscimo nas vendas. [Mas] resolvemos "entrar pesado" neste
ano", diz Denise Areal, diretora de marketing da Duloren. Segundo ela, a data já supera o Dia das Mães nas vendas de calcinhas e sutiãs para a empresa. A aposta maior é na linha "Parfum", com microcápsulas de perfumes no tecido e investimento estimado em R$ 800 mil, segundo Areal. As fragâncias foram
importadas da França, em compra facilitada pelo câmbio. Na
mídia, a Duloren, que "defendeu" em outros anos que a mulher
tivesse atitude, colocará agora campanha para resgatar a força
do homem. "O homem está muito passivo. A idéia é que volte a
ser o homem de antigamente", diz a diretora.
MISSÃO COMERCIAL
A próxima missão comercial
do Ministério do Desenvolvimento, liderada por Luiz Fernando Furlan, terá como destino
três países do Caricom (Comunidade e Mercado Comum do
Caribe): Costa Rica, Guatemala e
El Salvador, além do Panamá. A
viagem, na última semana de
maio, terá ainda o ministro Silas
Rondeau (Minas e Energia), pois
entre as maiores demandas informadas por esses países está a
questão energética. Foram selecionados para essa missão setores como o da construção, o da
agroindústria e o de alimentos e
bebidas, entre outros.
OTIMISMO
Kyota Omori, CEO das Américas do Bank of Tokyo-Mitsubishi UFJ, visitou na semana passada Márcio Cypriano, presidente
do Bradesco e da Febraban. Estava interessado em saber sobre as
recentes mudanças na equipe
econômica. Cypriano fez um relato bastante positivo. Desde que
os dois bancos constituíram parceria, há um ano, foram abertas
10 mil contas de brasileiros no
Bank of Tokyo-Mitsubishi UFJ.
NOVO COMANDO
Devaney Baccarin assumiu a
Genzyme do Brasil, multinacional biofarmacêutica que atua no
país. A nomeação faz parte do
processo de reestruturação da
empresa, em curso desde 2005.
Após expansão superior a 30%
nos últimos cinco anos, ele quer
elevar os investimentos em pesquisas e ampliar o acesso a tratamento de doenças raras no país.
ACORDO
A brasileira Big Five Consulting assina amanhã acordo com
a empresa holandesa ITpreneurs
para treinamentos no país.
COBRE PERDIDO
Os roubos de cobre a caminhões e fábricas atingiram valor
recorde em 2005 (à esq.). As perdas subiram mais de 200% ante o
ano anterior, em um total de 912
t do metal, o que significou um
prejuízo de R$ 12 milhões. No
exercício anterior, foram roubadas 289 t, o equivalente a R$ 4,5
milhões, segundo o Sindicel (sindicato da indústria de fios e condutores elétricos) e a ABC (Associação Brasileira do Cobre).
OLHO NO GOVERNO
Uma das líderes mundiais
em soluções de gestão de desempenho corporativo, a
americana Hyperion "elegeu"
segmentos para crescer no
país. Um dos focos da empresa de TI são as vendas para a
esfera pública, que, atualmente, representam de 2% a
3% de seu faturamento. A
projeção é que a participação
possa chegar a 30%, com base
no histórico de mercado no
mundo, diz Cláudio Pedone,
diretor para o Cone Sul, incluindo o Brasil. Outro ramo
com potencial é o financeiro.
A expansão das vendas, porém, passa pela necessidade
de mudança de cultura nas
empresas, para disseminar
noções como planejamento e
análise corporativa. Com esse
objetivo, ela trará ao país seu
programa mundial de parceria com universidades, que
envolverá, por exemplo, capacitação e treinamento.
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