São Paulo, sexta-feira, 04 de abril de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Lula diz que país não deve encarar crise com otimismo exagerado

SÍLVIA FREIRE
DA AGÊNCIA FOLHA, EM RIO GRANDE

Em discurso ontem em Rio Grande (322 km de Porto Alegre), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que a economia brasileira não foi contaminada pela crise norte-americana, mas afirmou que não deve haver exagero nas avaliações.
"Não podemos ficar exagerando no otimismo. É preciso que a gente tenha um olhar de lupa a cada santo dia para não permitir que a economia de um país como o Brasil seja contaminada pela crise americana, que envolve bancos americanos e bancos europeus, mas, graças a Deus, não chegou aqui no Brasil", disse o presidente em discurso na Furg (Fundação Universidade Rio Grande).
Na última terça-feira, o presidente disse que a crise americana preocupa "todas as pessoas que têm juízo".
Ontem, Lula disse em seu discurso que é preciso ter um "controle constante" para evitar que a inflação volte no país.
"Temos que ter um controle constante para não permitir que a inflação volte neste país, porque quando a inflação volta todos perdem. Só ganham os especuladores, e quem perde muito são os trabalhadores assalariados deste país", disse.
A Folha publicou ontem que o governo estuda ampliar o corte no Orçamento deste ano de R$ 20 bilhões para até R$ 30 bilhões diante da expectativa de aumento da inflação por parte do mercado financeiro e de empresários.
A medida de contenção de gastos teria o intuito de demonstrar ao mercado que o governo pretende agir com maior prudência na área fiscal e que a meta de superávit primário para este ano, de 3,8% do PIB (Produto Interno Bruto), continua em pé.
A expectativa de aumento da inflação causada pelo aquecimento do consumo interno e pela crise internacional sinaliza também um possível aumento de juros pelo Banco Central na próxima reunião do Copom (Comitê de Política Monetária), em abril.


Texto Anterior: Vinicius Torres Freire
Próximo Texto: Recuperação vai ser breve e ações voltam a cair, diz Soros
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.