São Paulo, sexta-feira, 04 de abril de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pesquisa aponta insatisfação recorde nos EUA

DO "NEW YORK TIMES"

Os norte-americanos nunca estiveram tão insatisfeitos com os rumos do país, segundo a última pesquisa New York Times/ CBS, que é realizada desde o início dos anos 1990.
"A situação piorou seriamente" para 81% das pessoas ouvidas na pesquisa. No ano passado, 69% responderam dessa forma. Em 2003, 35%.
Somente 21% dos norte-americanos acham que a situação econômica está em boas condições, a menor taxa desde 1992.
Apesar de a guerra no Iraque contribuir para esse aumento crescente de percepção negativa, o pessimismo se tornou quase consenso entre os norte-americanos, nos últimos meses, com a piora da economia e a possibilidade do início de uma recessão.
A maioria das pessoas em praticamente todos os grupos -republicanos e democratas, de áreas rurais e cidades, de alta e baixa escolaridade- acredita que o país tem sido governado na direção errada. Os EUA estão piores do que há cinco anos para 78% dos que responderam, e 4% vêem melhora.
O culpado pela crise é o governo, na opinião de 40% dos norte-americanos; 28% responsabilizam mutuários e 14%, financiadores. A maioria é favorável a ajudas a mutuários com problemas de pagamento (53%), não a instituições financeiras.
A pesquisa ouviu 1.368 americanos entre 28 de março e 2 de abril, e a margem de erro é de 3 pontos.


Texto Anterior: Recuperação vai ser breve e ações voltam a cair, diz Soros
Próximo Texto: Greve nos Correios acaba em oito regiões
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.