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AVIAÇÃO
Negócio envolve US$ 4 bi
Embraer lança dois novos jatos pequenos
DO ENVIADO A WASHINGTON
A Embraer anunciou ontem em
Washington o lançamento de
dois novos jatos, em um negócio
estimado em mais de US$ 4 bilhões nos próximos dez anos.
Os dois aviões, um com capacidade para seis a oito pessoas e o
outro para de oito a nove, devem
disputar o mercado corporativo,
em que a Embraer hoje tem apenas o Legacy, maior que os jatos
lançados ontem. O menor tem
um preço previsto de US$ 2,75
milhões, e o maior deve ser vendido por US$ 6,75 milhões.
De acordo com Luís Carlos Affonso, vice-presidente de aviação-executiva da companhia, a empresa espera conquistar um terço
do mercado de 3.000 desses jatos
nos próximos dez anos.
O principal foco serão as vendas
para os norte-americanos, responsáveis por 85% desse mercado, de acordo com o vice-presidente da Embraer. Mas a empresa, obviamente, quer abrir espaço
também no Brasil. "Esses jatos
têm uma autonomia muito boa
para o mercado brasileiro", disse
Affonso à Folha.
O investimento inicial da empresa deve ser de US$ 235 milhões, de acordo com comunicado feito à imprensa.
Apesar do anúncio agora, a entrada de fato desses jatos no mercado deve acontecer apenas daqui
a três anos. O primeiro lançamento, do avião menor, na categoria
"super light", deverá acontecer
em "meados de 2008", segundo a
companhia. O outro jato deve entrar no mercado somente um ano
depois do outro, em 2009.
Números
No primeiro trimestre de 2005,
a empresa entregou 30 aeronaves,
sete a mais do que no mesmo período do ano anterior.
Quarta maior fabricante de jatos do mundo, a Embraer planeja
entregar 145 aviões no total neste
ano.
Segundo a companhia anunciou no mês passado, no final de
março sua carteira de pedidos firmes somava US$ 9,9 bilhões. O
número é 9,17% menor que o da
mesma data de 2004 (US$ 10,9 bilhões), ano em que a empresa dobrou seu lucro em relação a 2003.
(PEDRO DIAS LEITE)
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