São Paulo, quinta-feira, 04 de julho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

INDÚSTRIA

Redução foi de 18% em relação ao mesmo período de 2001

Caem vendas de carros no 1º semestre

GUILHERME BARROS
EDITOR DO PAINEL S.A.

As vendas de automóveis e comerciais leves no atacado caíram 18% no primeiro semestre deste ano em relação ao mesmo período do ano passado. Foram vendidas 677,7 mil unidades nos primeiros seis meses deste ano, contra 830,1 mil de janeiro a junho de 2001.
Em junho, as vendas das montadoras para as concessionárias somaram 104,1 mil unidades, um resultado 6,5% menor ao de maio deste ano e 20% inferior ao mesmo mês do ano passado. As vendas em maio somaram 112 mil unidades. Já em junho do 2001, o total das vendas foi de 130 mil.
De acordo com o que a Folha apurou, esses foram os dados transmitidos pelas montadoras para a Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) e que deverão ser divulgados hoje.
Os dados das vendas de automóveis de junho confirmam a freada que a atividade econômica sofreu a partir de maio, depois de ter ensaiado uma pequena recuperação em maio e abril.
O indicador de vendas de automóveis é considerado pelos economistas um dos melhores termômetros para medir o desempenho da economia. Pelos resultados de maio e de junho, é de se esperar quedas expressivas dos índices que medem a produção industrial nesses dois meses.
O resultado de junho torna-se ainda mais preocupante porque foi um mês de lançamentos de novos produtos de três das grandes montadoras do país. A Volks lançou o Polo, a GM o novo Corsa e a Ford o novo Fiesta. Nem por isso as vendas se recuperaram. Junho foi, até agora, o pior mês do ano para o setor.
Segundo a Folha apurou, os lançamentos dos novos modelos serviram até para reduzir a queda, principalmente da Volks, da GM e da Ford.
Agora, as esperanças das montadoras de recuperação das vendas se voltam para o segundo semestre. No ano passado, a média mensal das vendas no período de julho a dezembro girou em torno de 100 mil, reflexo das várias turbulências no mercado internacional. No primeiro semestre de 2001, a média foi de 140 mil unidades comercializadas por mês.
Por marcas, a Fiat manteve a liderança no primeiro semestre deste ano, com 176,3 mil carros vendidos. Em segundo, ficou a Volks, com 173,8 mil. Em terceiro, a GM, com 163,1 mil; em quarto, a Ford, com 54,1 mil; em quinto, a Renault, com 32,2 mil; e, em sexto, a Peugeot, com 20,9 mil.



Texto Anterior: O vaivém das commodities
Próximo Texto: Montadoras: Greve na GM paralisa a produção do Celta
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.