São Paulo, quarta-feira, 04 de julho de 2007

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Mercado Aberto

Mais da metade dos brasileiros desconhece a CPMF, diz pesquisa

A CPMF ainda é desconhecida dos brasileiros. Cerca de 58% das pessoas não sabem da existência da contribuição.
A conclusão é de pesquisa do Ciesp feita pelo Ipsos com mil pessoas de 70 cidades.
A pergunta feita pela pesquisa foi se os entrevistados sabiam que o governo cobra 0,38% a cada vez que movimentam seu dinheiro para uma transação bancária para pagar contas, impostos e fazer saques. Só 42% dos entrevistados sabiam da existência da CPMF.
Quando questionados se a contribuição encarece o preço de venda dos produtos consumidos, 69% do total dos entrevistados afirmaram que encarece muito. Só 19% responderam que encarece um pouco. Para 1%, não encarece nada, e 11% afirmaram não saber.
O desconhecimento é grande e, dos que sabem, é quase unânime a posição contrária.
Entre os que sabem, só 3% afirmaram que o governo deveria manter essa contribuição para aumentar a arrecadação.
Para 18%, o governo deveria baixar gradativamente a taxa, até eliminá-la.
Na separação por classes, o público AB é o que está mais informado. Entre eles, 71% responderam que conhecem a contribuição.
Boris Tabacof, diretor do Ciesp, ressalta que o desconhecimento está concentrado nas classes mais baixas e no Nordeste. "Essa é uma cobrança que recai sobre a classe média. Se concentra nela basicamente", diz Tabacof.
Em junho, o IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário) divulgou estudo que mostra que a classe média trabalha oito dias por ano só para pagar a CPMF.
Na classe alta, que consome proporcionalmente menos com relação à renda, o período cai para seis dias. E, para as famílias com renda mensal inferior a R$ 3.000, são cinco dias trabalhados.
Na classe DE, 70% não sabem de nada. A classe C está equilibrada, com 46% que dizem estar informados.
O maior número de entrevistados desinformados está no Nordeste, com 75%. No Sudeste, 51% desconhecem a CPMF.
Segundo Tabacof, "o resultado da pesquisa é emblemático". Ele afirma que isso mostra o estado a que chegou a questão tributária no Brasil e que é cada vez menor a expectativa de uma reforma tributária.

GARRAFA

A Enoteca Fasano abre hoje suas portas no Rio, no Shopping Fashion Mall. A casa, segundo Fabrizio Fasano, tem características idênticas às da de São Paulo. Há cerca de 400 rótulos, todos com aprovação de Manoel Beato, sommelier do grupo. O projeto arquitetônico é de Mário Peirão, especialista em adegas e lojas de vinhos, que usou os 4,4 m de pé direito para instalar mezaninos e estantes para estocar os produtos. Fasano, que se prepara para abrir também uma unidade em Ribeirão Preto, afirma que, para o próximo ano, há planos para uma Enoteca Fasano em Brasília.

Novartis amplia produção de fábricas no Brasil

Daniel Vasela, presidente mundial da Novartis, desembarca no Brasil, na segunda, para inaugurar a expansão da produção das fábricas de Resende (RJ) e de Taboão da Serra (SP) para abastecimento do mercado externo. A fábrica de Resende produzirá ativos do Diovan, carro-chefe da empresa. O governador Sergio Cabral e o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, estarão presentes.

EM OBRAS
O governo de São Paulo deve mais de R$ 70 milhões às empresas do Sinicesp (Sindicato da Indústria da Construção Pesada) por obras de conservação nas estradas paulistas administradas pelo DER em 2006. A dívida devia ter sido paga até janeiro por serviços de recapeamento, limpeza, sinalização e outros.

NA FILA
A Fiesp se reúne hoje com OAB, Força Sindical e outros para discutir o relatório do PEC do senador Valdir Raupp (PMDB-RO), que define regime especial para o equacionamento de precatórios. Calcula-se que o total dos precatórios chegue a R$ 62 bilhões. Se o projeto for aprovado como está proposto, credores podem levar até 50 anos para receber o crédito devido.

NA BOLÉIA
O aquecimento do agronegócio e a alta demanda nos setores da cana-de-açúcar, mineração e construção refletiram nas vendas de caminhões Mercedes-Benz, no primeiro semestre de 2007. A marca vendeu 14.589 unidades no período, uma alta de 23% sobre 2006. A marca também registrou alta no segmento de ônibus. O resultado, motivado pela renovação e ampliação de frota em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, é 25% superior ao do período em 2006.

ESTÁDIO
A Cyrela lança quatro empreendimentos que somam 223.000 m2, o equivalente a mais de dois estádios do Morumbi -Domínio Marajoara, Villa Lobos Office Park, Central Park Prime e Vertentes Ganja Viana.

ATITUDE
Acontece, entre os dias 7 e 8 de agosto, em SP, o Com:Atitude, evento de referência sobre ação e comunicação de marcas nas áreas social, cultural, ambiental, esportiva e de entretenimento.

DESBLOQUEADO
O movimento Bloqueio Não, que defende o fim do bloqueio de aparelhos móveis, apoiado pela Oi, registrou mais de 385 mil adesões on-line.

com ISABELLE MOREIRA LIMA e JOANA CUNHA


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