São Paulo, sexta-feira, 04 de julho de 2008

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Apagão "deleta" provedores em todo o Estado

DA SUCURSAL DO RIO

A pane na rede de banda larga da Telefônica afetou todos os provedores de acesso à internet do Estado de São Paulo, que dependem da infra-estrutura da operadora para prestar seus serviços. Em Ouroeste, a 588 km da capital, caminhões carregados de laranjas ficaram parados por falta da guia eletrônica para autorização do transporte da mercadoria.
"Desde as 23h de quarta-feira, a internet em Ouroeste está um vaga-lume. O sistema entra e logo cai", afirmou o empresário Josué Dourado da Silva, dono do provedor Ciber Point, que tem 300 clientes na cidade.
O telefone do provedor ficou congestionado com as reclamações dos usuários. Segundo o empresário, até a auto-escola da cidade ficou parada, porque o sistema de identificação digital do Detran estava fora do ar.
A falta de informação sobre a causa da pane e de prognóstico para a volta à normalidade foi um fator a mais de estresse.
Surgiram versões sobre problemas no roteador central da Telefônica e em equipamentos nas regiões de Araraquara e Sorocaba. Na Telefônica, porém, a informação, ao longo do dia, era a de que não havia sido descoberta a causa do apagão.
José Augusto Cera, da cidade de Amparo, do provedor Amparo Web, que tem 400 empresas como clientes, disse que a rede da Embratel ficou congestionada na região, em conseqüência da pane na rede na Telefônica.
Em Rosana, no Pontal do Paranapanema, os 220 clientes do provedor Conecta ficaram sem o serviço ontem. Hélio Pinheiro, proprietário da empresa, disse ter sido informado de que o sistema voltaria às 16h30, o que não ocorreu.


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