São Paulo, quarta-feira, 04 de agosto de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CNI prevê expansão de 6% no ano

DA FOLHA ONLINE

O aumento do nível emprego industrial e o maior ritmo de produção fizeram com que a CNI (Confederação Nacional da Indústria) elevasse, pela terceira vez no ano, a projeção de crescimento do setor para 6% em 2004.
No início do ano, a expectativa era que o crescimento fosse de 4,5%. No mês passado, a confederação já tinha elevado a previsão para 5%.
"O ritmo do aumento da produção e do emprego industrial nos últimos meses nos permite esperar um crescimento de 6%", disse o presidente da CNI, Armando Monteiro Neto.
A previsão do crescimento para o setor está acima da projeção do PIB (Produto Interno Bruto), que é de 4% em 2004.
No entanto, a inflação é um fator que pode atrapalhar esse crescimento. Segundo Monteiro Neto, as pressões sobre os preços podem provocar a elevação das taxas de juros. Hoje, a taxa básica da economia está em 16% ao ano.
"Isso [uma elevação na taxa de juros] seria absolutamente indesejável, porque, se houver um sinal de elevação dos juros, as metas de crescimento de médio prazo serão afetadas", disse.
O presidente da confederação espera que essa pressão seja momentânea para que o governo possa retomar a redução gradual da taxa Selic, como vinha fazendo até o início deste ano. -a taxa não é mexida desde abril.


Texto Anterior: Gerdau pretende fazer captação de US$ 100 mi
Próximo Texto: Panorâmica - Títulos: Tesouro oferece juro mais alto para LTNs
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.