São Paulo, sábado, 04 de agosto de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Prorrogação da CPMF pode sair com projeto velho

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

As lideranças do governo no Congresso estudam pegar carona em um projeto antigo da Câmara dos Deputados que trata da tramitação da CPMF para acelerar a votação do projeto que prorroga o tributo, previsto para acabar no fim deste ano.
O líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RO), disse que a proposta atual de manter a cobrança da CPMF pode ser anexada a uma PEC (Proposta de Emenda Constitucional) que tramita desde 99 e já está pronta para ser votada pelo plenário da Câmara.
Se a manobra se confirmar, o governo ganhará cerca de um mês na tramitação. A pressa é para fazer com que o projeto chegue antes de setembro ao Senado, que também tem de aprovar a prorrogação, para não haver risco de atraso na tramitação.
A CPMF renderá mais de R$ 35 bilhões neste ano ao governo, que não pode abrir mão dessa receita para fechar suas contas. A alíquota de 0,38% incide sobre movimentações financeiras.
O relator da medida, deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), disse que a discussão sobre a tramitação do projeto será feita apenas na segunda-feira, em reunião com o presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP).
Segundo Cunha, a carona no projeto antigo pode não ser a melhor saída. Para ele, seria mais recomendável votar a prorrogação da CPMF na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Câmara, mas dispensar a votação do projeto na comissão especial que tem de analisar o assunto e transferir a apreciação diretamente para o plenário.


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Vinicius Torres Freire
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.