São Paulo, sábado, 04 de setembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

RETOMADA

Estimativa era de 3,5%; órgão vê impulso interno

Ipea eleva previsão de crescimento da economia em 2004 para 4,6%

FABIANA FUTEMA
ENVIADA À COSTA DO SAUÍPE

O Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) revisou para cima a projeção de crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) para 2004. Depois de o IBGE registrar um crescimento de 4,2% no primeiro semestre, o Ipea agora prevê que a economia cresça 4,6% em 2004. Em junho, a projeção do Ipea, ligado ao Ministério do Planejamento, apontava um aumento de 3,5% no PIB.
"O Ipea tem um traço bastante conservador", disse o presidente do órgão, Glauco Arbix, durante seminário no 3º Encontro dos Conselheiros da Previ, na Costa do Sauípe (BA).
Segundo ele, a revisão foi feita a partir da constatação de que não foram apenas a exportação e o agronegócio que impulsionaram o crescimento. "Estamos vivendo um crescimento muito forte. E essa retomada tem sido puxada também pelo mercado interno, que é quem vai garantir o crescimento sustentado."
Ele também fez projeções para os terceiro e quarto trimestres de 2004, com crescimentos do PIB de 5,6% e 4,4%, respectivamente.
Arbix disse que não se pode menosprezar o crescimento de 2004 com o argumento de que o ano passado foi fraco. "É preciso se perguntar como é que conseguimos crescer com uma Selic a 16% ao ano, uma burocracia enorme e defeitos nos sistemas portuário, aeroportuário e rodoviário."
Segundo ele, o país combina em 2004, pela primeira vez em 25 anos, resultados positivos como inflação baixa e sob controle; gasto público sob controle; superávit comercial, conjuntura externa favorável e recuperação econômica.


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Teles: Ligações entre cidades próximas serão locais
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.