São Paulo, sexta-feira, 04 de setembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MINERAÇÃO

Demanda de Europa e Japão leva Vale a reativar minas

DA BLOOMBERG

A Vale, a maior exportadora mundial de minério de ferro, está reativando minas ociosas devido à demanda por parte das siderúrgicas japonesas e europeias.
A demanda de outros países que não a China está reacendendo. As usinas japonesas passam por uma recuperação "muito rápida", disse José Carlos Martins, diretor-executivo de metais ferrosos da empresa. A demanda chinesa está "boa", completou.
A produção chinesa de aço bruto saltou para um recorde em julho, e a queda da oferta japonesa desacelerou no mesmo mês, num momento de melhora da economia mundial. A Vale tinha diminuído a produção de minério de ferro com a queda de 32% registrada pela suas remessas no segundo trimestre.
"Durante a crise reduzimos nossa produção em até 30%, agora estamos restabelecendo. Vai levar certo tempo, mas isso mostra nossa confiança de que as condições do mercado estão, pelo menos, razoáveis", disse.
Martins visitou ontem a Coreia do Sul para marcar as primeiras remessas de minério de ferro da Vale para a nova usina da Hyundai Steel. O primeiro alto-forno da Hyundai Steel, a maior siderúrgica de produtos para a construção civil da Coreia do Sul, entrará em operação no início de janeiro de 2010.
A Vale, que produziu um volume anualizado de 230 milhões de toneladas de minério de ferro no segundo trimestre, pode ampliar a produção para cerca de 300 milhões de toneladas.
No primeiro trimestre "apenas a China estava de fato aquecida", disse Martins. "Agora, mesmo o mercado brasileiro está cada vez mais forte", concluiu.


Texto Anterior: Indústria: Produção volta a crescer em São Paulo em julho
Próximo Texto: Imposto de renda: Receita libera consultas a novos lotes no dia 8
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.