São Paulo, quarta-feira, 04 de dezembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MONTADORAS

Programa para horistas vai até dia 11, mas empresa não divulga o número de adesões; sindicato vê enxugamento

Ford abre demissões voluntárias no ABC

CLAUDIA ROLLI
DA REPORTAGEM LOCAL

A Ford de São Bernardo do Campo, no ABC paulista, abriu um PDV (Programa de Demissões Voluntárias) até o dia 11 deste mês para funcionários horistas. A medida, segundo informa a montadora, faz parte de um plano de reestruturação para tornar a fábrica mais competitiva.
A empresa não divulga o número de adesões ao voluntariado. Na unidade de São Bernardo trabalham 4.400 funcionários, dos quais cerca de 3.000 são horistas -empregados da produção, de setores de apoio e de algumas áreas administrativas.
O Sindicato dos Metalúrgicos do ABC informou que o objetivo é enxugar o quadro de funcionários e reduzir a produção em 2003. Ainda segundo a entidade, no ano passado a Ford fez acordo com os trabalhadores que prevê garantia no emprego até 2006. Nesse caso, o desligamento de funcionários tem de ser feito por meio de programas de voluntariado.
Para os funcionários que aderirem ao PDV, a empresa oferece 1,4 salário por ano trabalhado. Os portadores de doença profissional ou afastados por restrição médica que se inscreverem no programa receberão adicional de R$ 15 mil, além dos salários extras.
A empresa não informou que medidas deve adotar caso não haja adesões ao programa. No ano passado, a Ford abriu PDV para funcionários mensalistas das unidades do ABC e de Taubaté (SP). Em São Bernardo são produzidos os modelos Ka, Fiesta e Courier, além de picapes e caminhões. Na fábrica de Taubaté são fabricados motores e transmissores.
A Ford também transferiu no mês passado 189 empregados do ABC para a fábrica de Taubaté. A montadora informou que o remanejamento ocorreu por causa do aumento da produção devido a novos contratos de exportação.

GM
Representantes dos trabalhadores da GM de São Caetano do Sul informaram ontem que a empresa obteve 74 adesões ao programa de voluntariado encerrado no dia 29 do mês passado.
O objetivo da montadora era conseguir a adesão de cerca de 300 funcionários. A GM também definiu férias coletivas de 30 deste mês a 12 de janeiro para todos os funcionários de São Caetano. Mas, segundo integrantes da Cipa (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes), os empregados param no dia 24 por causa do esquema de compensação de folgas.

Volks
Representantes do comitê mundial de trabalhadores na Volkswagen vão se reunir amanhã e sexta-feira em São Roque (SP). O encontro deve reunir representantes dos empregados nas unidades da Volks em São Bernardo, São Carlos, São José dos Pinhais, Resende e Taubaté e das fábricas de Córdoba e de Pacheco, na Argentina.


Colaborou a Folha Online


Texto Anterior: O vaivém das commodities
Próximo Texto: GM eleva preço dos veículos em mais 2,66%
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.