São Paulo, sexta-feira, 04 de dezembro de 2009

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Rede de TV a cabo dos EUA compra NBC e muda setor

Aquisição da 4ª maior TV aberta do país une produção e distribuição de conteúdo

Comcast ficará com 51% da empresa, e a GE, antiga controladora, com 49%; TV aberta sofre com queda de audiência e publicidade


JANAINA LAGE
DE NOVA YORK

A maior provedora de serviços de TV a cabo nos EUA, a Comcast, anunciou ontem a compra do controle da NBC Universal, que inclui, além do canal de TV aberta, canais de TV a cabo, estúdio de cinema e parques temáticos.
A operação foi vista nos EUA como o primeiro passo para um novo modelo no setor audiovisual ao reunir em uma única empresa a distribuição e a produção de conteúdo.
A NBC tinha como acionistas a GE, com 80%, e o grupo francês Vivendi, com 20%. O primeiro sinal de que o negócio, discutido há meses, seria concluído foi o anúncio nesta semana de que a GE fechou acordo para comprar a parte da Vivendi por US$ 5,8 bilhões.
A Comcast terá participação de 51% na empresa. A GE ficou com 49% e, no futuro, poderá vender o resto para a Comcast. Na venda, a NBC teve seu valor estimado em US$ 30 bilhões.
Para ter ideia da dimensão dessa nova empresa, uma joint venture entre Comcast e GE, a Comcast vai administrar ativos com receita de US$ 51 bilhões em 2008, mais que TimeWarner, Walt Disney ou NewsCorp.
A NBC é a quarta das redes de TV aberta, setor que, nos EUA, sofre com queda de anunciantes e de audiência. Já as TVs a cabo seguem crescendo impulsionadas pelas mensalidades.
O negócio ainda depende de aprovação de órgãos reguladores. No comunicado ao mercado, a empresa estima obter a aprovação em um ano. No Congresso, a operação foi recebida com preocupação. O senador democrata John Kerry, de Massachusetts, disse que a combinação levanta algumas questões complexas. "Quando grandes empresas de mídia controlam conteúdo e distribuição, precisamos ter certeza de que os consumidores não serão deixados com menos conteúdo e preços mais altos."
A operação é o primeiro grande desafio para os reguladores no governo Obama.
O presidente da Comcast, Brian Roberts, afirmou que o acordo era "perfeito para a Comcast e permitirá que a empresa se torne líder em desenvolvimento e distribuição de mídia multiplataforma do tipo "a qualquer hora, em qualquer lugar", uma demanda dos consumidores americanos".
Não é a primeira tentativa da Comcast de estender sua atuação ao conteúdo. Em 2004, tentou comprar a Walt Disney Company, mas não teve sucesso. Depois, passou a fazer investimentos mais modestos em conteúdo com a compra de canais esportivos e de TV a cabo.
Na prática, alguns dos principais ativos da NBC Universal estão justamente nos canais a cabo, como USA, Bravo e SyFy, entre outros, além do estúdio de cinema Universal.
Para viabilizar a operação, a NBC tomará emprestados US$ 9,1 bilhões com um grupo de bancos e distribuirá os recursos para a GE. A contribuição da Comcast para a operação é a inclusão dos negócios de programação e outros ativos, como sites na internet, que, somados, chegam a US$ 7,25 bilhões. Além disso, pagará cerca de US$ 6,5 bilhões em dinheiro.
Uma das áreas que devem receber atenção especial é a esportiva. A nova empresa deverá combinar os canais de esportes da Comcast com a operação de transmissão da NBC. O foco está nos direitos sobre eventos como as Olimpíadas e os jogos de futebol americano.
A aquisição da NBC também representa proteção para a Comcast caso as operadoras de cabo passem a pagar taxas para acessar o conteúdo da TV aberta, em discussão no país.


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