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SAIBA MAIS
RFFSA acumula prejuízos pré e pós-privatização
DA REPORTAGEM LOCAL
A Rede Ferroviária Federal
(RFFSA), criada em 1957, tem
uma história de prejuízos causados ao governo. Um exemplo: após a União ter pago todos os débitos da empresa, em
1986, a estatal acumulou nos
dez anos seguintes uma dívida
de US$ 3,77 bilhões.
Só na preparação para a privatização gastaram-se R$ 300
milhões. Na ocasião, o governo
dividiu a RFFSA em seis partes
(malhas), negociadas entre
março de 1996 e julho de 1997.
Em novembro de 1998 ocorreu
o leilão de mais uma malha ferroviária -a Fepasa (Ferrovias
Paulistas), transferida à RFFSA
no fim de 1997 como parte da
renegociação da dívida do governo de São Paulo com a
União. Com os sete leilões, o
governo conseguiu arrecadar
R$ 1,76 bilhão.
Mas já em 1998 parte das concessionárias não conseguiu
atingir os índices exigidos por
contrato de produtividade e redução de acidentes, o que iria
se repetir nos anos seguintes.
A Novoeste (Malha Centro-Oeste), por exemplo, no primeiro ano de concessão ficou
30% abaixo do estipulado no
volume de carga transportado,
e 50% no segundo. Completou
em 2002 dois anos sem pagar a
concessão ao governo.
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